Dica de leitura: Equilíbrio e Resultado
O livro Equilíbrio e Resultado – Por Que As Pessoas Não Fazem o Que Deveriam Fazer? Escrito por Christian Barbosa, considerado o Senhor do Tempo pela revista Você S/A e pelo jornal Zero Hora, ganhou minha admiração neste último fim de semana quando terminei a leitura. Quem me acompanha nas redes sociais já sabe, pois não aguentei esperar o post para o Blog, me antecipei pelo Instagran e pelo snapchat angelisbogdan fiz um vídeo, assista lá.
Por que as pessoas não fazem o que deveriam fazer? Este é o principal questionamento do livro e ficou martelando na minha cabeça. Aproveitando o momento fiz uma ponte entre as dicas do livro e o tema da palestra Autossabotagem x Autoconhecimento que venho ministrando nos últimos meses e terminei na minha vida – é a carapuça serviu!
Ainda estou refletindo sobre as muitas coisas que quero e deixo para depois, para um dia que nunca chega: exercícios físicos, melhorar a alimentação, rotina de meditação, entre outros. Disciplina é algo que preciso desenvolver constantemente e o livro veio me motivar a isto.
Procrastinar realizações importantes para nossa vida desequilibra e desmotiva além da enorme sensação de culpa que vem seguida de um diálogo interior que permanece nos cobrando. Pensando nisto, o livro tem como objetivo ajudar pessoas a sair do lugar que estão e começar a caminhar em direção a uma vida mais plena, em busca do equilíbrio e resultado ao mesmo tempo. O segredo segundo o autor é dar o primeiro passo. Sobre isto o livro traz um teste, que você pode fazer no site do Christian: http://www.christianbarbosa.com.br/matriz/, assim você identifica em qual quadrante se encontra:
Eu me encontrei caminhando para o quadrante quatro, podendo aumentar a relação equilíbrio e resultado. Estou distante de ser conformada ou estressada, mas sinto ainda a necessidade de percorrer um percurso para me considerar realizada. Faça o teste e divida o resultado comigo, vou adorar saber como você esta.
Frases do livro para refletir:
Ansiedade é um combustível poderoso de geração de ideias.
Ideias em excesso, sem controle, atrapalham a sua clareza mental, não deixam você realizar algo até o final (…).
A diferença entre a vida pessoal e a empresa esta apenas na complexidade, nas tarefas e na quantidade de pessoas envolvidas.
O medo do sucesso é um fator subjetivo da procrastinação.
Não é o máximo saber que podemos treinar nosso cérebro para obter o resultado que desejamos?
Ah! Christian cita algumas sugestões para enfrentar a preguiça e a procrastinação entre elas a ajuda externa ter uma pessoa de fora cobrando ou incentivando o outro a fazer a atividade faz toda a diferença. Alguém como um amigo, a esposa, o chefe, um coach. E afirma ainda: isso já responde a pergunta Coaching funciona? Sim! O autor faz algumas resalvas importantes na escolha de um bom profissional.
Não teve jeito me tornei fã. Se você conhecer melhor o autor, acesse www.christianbarbosa.com.br.
Existem pessoas que procrastinam a própria vida. Vivem sem viver de verdade. Deixam de fazer o que devia ser feito.
Convido você a viver com mais equilíbrio e resultado este é o desafio!