Doutor Manoel, uma vida para a vida
Qual destino, por mais longo e complicado que seja, vale apenas por um único momento:
aquele em que o homem compreende de uma vez por todas quem é.
Jorge Luís Borges
Uma das heranças mais virtuosas é a amizade, saber cultivá-la é ser digno dela. Legado do companheirismo que incorpora outras pessoas, quando o círculo dos já amigos vai se abrindo para que outros dele façam parte, a extensão se torna maior pela qualidade das pessoas entrelaçadas.
Ele foi um dois mais notáveis amigos dos meus saudosos pais (Eloy e Elza). Eu, bem menino ainda, presenciei numerosas vezes ele chegar no escritório de contabilidade, sempre efusivamente no cumprimento e no sorriso peculiar. Vinha em muitas ocasiões apenas para prosear. A amizade deles eu testemunhei sem precisar de qualquer esforço, grandiosa era a evidência, intensa e pelas circunstâncias que as décadas só fizeram reafirmar a solidez.
Paranaense nascido em Castro foi pioneiro em Campo Mourão, como habitante e profissional da medicina, o doutor Manoel Andrade felizmente foi reconhecido em vida, imenso o respeito e admiração que a comunidade mourãoense tinha por ele, como ao conceder o título de cidadão honorário. Além desta municipalidade, a nossa vasta região expressou espontaneamente a mais elevada consideração pelo doutor, pessoas que percorriam caminhos vicinais na ânsia de chegarem a tempo de uma mulher ser mãe, de colocar fim na dor de uma criança ou de um idoso mordido, picado por algum animal. E aquele médico, formado pela pioneira das escolas superiores de medicina do Brasil, a nossa Universidade Federal do Paraná, (diplomado em 1948), assistia a todos os enfermos habilidosamente. Foi tipicamente um manancial humano de robustos exemplos na saúde ao atender a todos com a mesma atenção, com dignidade singular, sempre ético. O próprio semblante dele diante do enfermo já propiciava a esperança, minorava a dor, o ânimo para a cura. Em casa ou levado ao consultório ou hospital, a minha família foi por ele atendida ao longo de vida, e tínhamos orgulho, confiança e satisfação pelo doutor.
Assim cresci vendo o doutor Manoel a prosear com meus pais, os causos que contavam, as risadas, gargalhadas entre meio a assuntos sérios. Quando ele morou durante na Avenida Capitão Índio Bandeira, algumas vezes fui até lá acompanhando meu pai. Inesquecível o ambiente da casa, com consultório. E tinha lá o crânio humano, tão normal para um médico, mas para mim, embora não assustador, me instigava.
A esposa Leony Prado Andrade e a filha deles Joana D’ Arc, os netos Victor e Carolina, colegas de profissão e amigos, despediram-se do doutor Manoel, dia 11 passado, aos 93 anos.
Fases de Fazer Frases (I)
Deve-se preocupar-se menos com talheres, e mais com o mastigar.
Fases de Fazer Frases (II)
É puro por antecipação quem acredita na inocência.
Fases de Fazer Frases (III)
Quem larga a largura, alarga?
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Pegos e presos em flagrante por tentativa de extorsão, os três vereadores de Juranda estão soltos após pagar fiança de 25 mil reais cada um. Irão responder em liberdade. O inaceitável, eles ainda não deixarão de receber da Câmara os subsídios, uma insustentável situação, afronta a moralidade pública. Até quando irá durar tal prebenda? Os demais vereadores ficarão omissos? Se tornarão covardemente criminosos, caso não votem imediatamente a cassação?
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Também do conhecimento público, o presidente da Câmara de Barbosa Ferraz Elson Siqueira (PSB) foi cassado devido a uma condenação na Justiça Federal em 2013, por falso testemunho. A suplente já foi empossada, Ivone Vale (PSD). Infelizmente, a Câmara de Vereadores de Barbosa Ferraz sempre tem notícia ruim, como o uso e abuso de diárias, para ficar só num exemplo. E não dá para afirmar que o povo não merece, sendo que foi o povo que votou.
Reminiscências em Preto e Branco
Fechamos para o almoço, dizeres que há muito tempo era normal em cartaz colocado na porta de muitas empresas. E, ao recordar, abriu meu apetite.