Presença física empresarial, bem mais do que negócios
“As pessoas compartilham, leem e geralmente se engajam mais quando o
conteúdo apresentado através de alguém que elas conhecem e confiam”.
Malorie Luciech
Após o gigante calote dado nos milhares de consumidores de todo o Brasil, vendeu o que não tinha condições de garantir, passagens aéreas e hotéis, a 123 milhas entrou com pedido de recuperação judicial.
Basicamente a agência de turismo é virtual, comercializa “on-line”. Os problemas dela não eram e não são de hoje. No ano passado, para citar um único exemplo, ela foi condenada pelo Procon de São Paulo por vender “os seus produtos” e não garantir nada, tentando, como agora, oferecer passagens aéreas, hospedagens e a se esquivar do elementar direito do consumidor receber o seu dinheiro de volta, além dos eventuais danos, prejuízos.
O ministério do turismo, de modo preciso fixou, a empresa não pode obter empréstimos e o Ministério Público de todo o país ajuizou contra a empresa.
Os consumidores puderam ou poderão aprender uma grande lição: a maioria deles depois de comprar pacotes, e quando chegam a viajar, caso precisem de orientação, assistência, não conseguem falar com pessoas de carne e osso, apenas com Inteligência Artificial e “on-line”, conversam morosamente com máquinas, do em outro lado do mundo, ante culturas diferentes.
A atraente vantagem do mais barato é uma cara mentira.
É hora de efetivamente dar valor as verdadeiras agências de turismo estabelecidas fisicamente, como as de Campo Mourão, com nomes, endereços, pessoas identificadas que te acompanham na sua viagem por meio de todo tipo de orientação e comodidade, seja no embargue, hotel etc.
Claro, tem quem, com alguma noção do inglês, consegue viajar, porém a maioria sequer consegue se comunicar.
Outro exemplo é os bancos de cooperativas de crédito. Segundo a notícia do Jornal O Estado de São Paulo, último dia três, o Sicoob e o Sicredi tiveram crescimento enorme nos últimos dez anos.
O principal fator apontado por especialistas é a presença física, desde 2019 foram abertas 2,3 mil agências no Brasil, enquanto que os demais bancos fecharam 2,7 mil agências, para reforçar o atendimento digital.
Campo Mourão e região ilustram tais presenças físicas nos belos prédios, em contraste com fechamento de agências das demais instituições.
As pessoas preferem dialogar e tomar decisões conversando com gente que existe de verdade, que estão todos os dias para atendê-las, com aperto de mão.
Fases de Fazer Frases (I)
Quem não é alguém, é ninguém.
Fases de Fazer Frases (II)
Quem não usa o poder do bem para agir, abusa por omissão.
Fases de Fazer Frases (III)
Na maioria das vezes a minoria não tem vez.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
No texto principal de hoje, está grafado “on-line”, assim mesmo, entre aspas e com hífen. A palavra não é reconhecida no vocabulário oficial da nossa língua. No inglês ela caiu em desuso (com hífen). Ela significa conexão no instante em que o usuário usa a internet.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Ainda rende comentários o recente fechamento total das portas com paredes de tijolos no antigo Pio Bello em Campo Mourão, a escadaria servia como pouso dos andarilhos e consumo de drogas ilícitas.
O local era para ser – como foi – um centro de compras, depois fechado e a assim está por anos.
Para que mais poderia servir aquele espaço?
Quem sabe daria certo uma enorme lavanderia? É só um palpite.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
A avenida presidente Kennedy passou para as mãos da prefeitura de Campo Mourão. O trecho urbano da rodovia federal da BR 272, cerca de três quilômetros, o Município realizará obras de revitalização em toda a extensão da via do Lar Paraná. O trecho tem intenso movimento de veículos, pedestres e comércio e indústria, maiores até do que a maioria dos municípios da região, apenas incluindo aquele bairro.
Farpas e Ferpas (I)
Se todos os males fossem curados, as pessoas não teriam remédio?
Farpas e Ferpas (II)
O duplo sentido leva à dúvida tripla.
Farpas e Ferpas (III)
“Quando a esmola é demais o santo desconfia”, e quando ela é pouca?
Sinal Amarelo (I)
O menos suspeito é o que menos suspeita dele mesmo.
Sinal Amarelo (II)
A ordem não gosta de ficar fora do lugar.
Trecho e Trecho
“É preciso ter dúvidas. Só os estúpidos têm uma confiança absoluta em si mesmo”. [Orson Welles].
“O relacionamento entre pessoas é mantido menos pela confiança recíproca do que pela recíproca suspeita”. [Napoleão Bonaparte].
Reminiscências em Preto e Branco
O relógio criva as horas e a vida é o tempo que criva.
José Eugênio Maciel | [email protected]
* As opiniões contidas nesta coluna não refletem necessariamente a opinião do jornal