Quando não é o diabo que amassa
“Pode haver momentos em que somos importantes para evitar a injustiça,
mas nunca deve haver um momento em que deixaremos de protestar”.
Elie Wiesel
Se a educação brasileira foi e continua enormemente prejudicada na pandemia, mais ainda e absolutamente os estudantes pobres foram os atingidos em relação ao Enem – Exame Nacional do Ensino Médio. Quem faltou a prova no ano passado não poderia obter uma nova gratuidade.
Sequer comendo o pão que o diabo amassou, os estudantes foram amassados pelo governo federal, insensível ao fato notório da pandemia, perdas familiares, emprego, renda. Os jovens precisaram contar com a sentença do STF – Superior Tribunal Federal, que determinou a inscrição dos ausentes em 2020, de realizarem o exame neste ano. Só assim o INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, abriu novamente as inscrições, por decisão judicial, com a isenção da taxa de 85 reais.
Além da acrática e tibieza do ministério da educação, a insensibilidade contou com o apoio cínico do ministro da economia Paulo Guedes, quando afirmou que filho de porteiro não poderia cursar universidade.
A erradicação da miséria não se limita a estrutura econômica, é preciso a educação. Até pouco tempo, antes da manifestação do Supremo, o abalo foi grande por parte de quem estava se preparando para as provas, na incerteza se de fato conseguiriam participar do Exame. O ensino superior é parte do que a nossa juventude está projetando, caros sonhos de vida para serem efetivamente cidadãos.
No bojo do auxílio emergencial ante a pandemia e dos demais programas sociais, o cenário da isenção da taxa do ENEM não é favor algum, cabendo mencionar o dizer do revolucionário mexicano Emiliano Zapata, “senão há justiça para o povo, que não haja paz para o governo”.
Fases de Fazer Frases (I)
Para guerra de palavras a melhor arma é o dicionário.
Fases de Fazer Frases (II)
Não confundamos, dia do agnóstico com dia do diagnóstico.
Fases de Fazer Frases (III)
Meditar, é quando o pensamento é medido.
Fases de Fazer Frases (IV)
A cura é o achado da procura.
Fases de Fazer Frases (V)
Jamais um sorriso é desperdiçado.
Olhos, Vistos do Cotidiano (I)
Aprovado na Câmara e encaminhado ao Senado, projeto de lei do deputado Rubens Bueno, que suspendo o prazo de dois anos dos concursos públicos em caso de reconhecidas pandemias. Medida acertadamente justa para o concursado e de economia dos cofres públicos.
Olhos, Vistos do Cotidiano (II)
Existem duas siglas (pode ser que haja outras) que se deve tomar cuidado ao pronunciá-las. Uma não é tão conhecida da população brasileira e sim do setor público, TCU – Tribunal de Contas da União. Tem que soletrar do começo ao fim, e não “TêCu”.
Outra sigla é conhecida do povão, quando em situação de vulnerabilidade econômica, que para receber ajuda deve se cadastrar nos Programas Sociais do Governo Federal, a inscrição no Cadastro Único – CadÚnico, assim mesmo que se escreve, com o Ú maiúsculo no meio da palavra. Sem fossem só as duas letras iniciais seria: CÚ. O palavrão não é meu, só a citação.
Olhos, Vistos do Cotidiano (III)
Campo Mourão também decretou o fim do toque de recolher, seguindo praticamente o que foi baixado pelo governo estadual. Segundo o comitê municipal, os demais cuidados, como máscara, álcool em gel e a não aglomeração continuam.
Farpas e Ferpas (I)
Ossos do ofício difere de ócio sem ofício.
O orifício é por conta de cada um.
Farpas e Ferpas (II)
Pode ser que a sorte sorria para você, mas de costas.
Farpas e Ferpas (III)
Mais velhos só ensinam a jovens o que eles não fazem mais?
Reminiscências em Preto e Branco (I)
O vocabulário da Língua Portuguesa, assim como as expressões próprias brasileiras, têm muita riqueza de curiosidades. Em proveito do título da Coluna de hoje, ao final a palavra amassa, do verbo amassar. Lembro da minha saudosa mãe Elza ao preparar massas para feitura de pães, ela usava a palavra sovar, sinônimo de amassar
Ainda na minha meninice notei que ela usava uma palavra para se referir quando ela advertia que poderíamos ou deveríamos levar uma sova, significado de surra, espancar.
E eu juntei sovar a massa; como sova, de apanhar, já que ela dizia, “baterei bem esta massa…”
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Escrita do mesmo modo, a palavra informe tem dois sentidos e significados bem diferentes. A começar pelo mais conhecido e sem chance de errar: Informe é usado para informar, noticiar. E informe se refere ao que não tem forma.
É, o informe é uma forma de saber da notícia.
Reminiscências em Preto e Branco (III)
Vejo jardins. Mas quase não vejo mais regadores. O que isso quer dizer?
Nada mais do que para lembrar das flores, elas regam nossa vida.
José Eugênio Maciel | [email protected]