Sem futuro, condenados pelo passado presente
Mas a ambição do homem é tão grande que, para satisfazer uma vontade,
não pensa no mal que daí a algum tempo pode resultar dela
Nicolau Machiavel
A presidente Dilma (PT) foi afastada pelos senadores, 55 a favor e 22 contra. Ela ficará até 180 dias fora do cargo, a depender da conclusão do processo instaurado, que poderá ocorrer antes do referido tempo. Os mesmos senadores votarão, podendo mudar o voto. O vice Michel Temer (PMDB) está no exercício do cargo de presidente com poderes inerentes à função, mas só passará a ser presidente em definitivo se Dilma for condenada e consequentemente impedida de reassumir, além de impedida de concorrer a cargo público por oito anos.
Entre casos de corrupção comprovados e outros em apuração, cabe citar tão somente um único fato anterior a votação, a cassação do senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS) 77 votos a favor e nenhum contra. Líder do governo Dilma até ser preso.
Traição, é golpe, não tem corrupção, não tenho conta no exterior, não roubei foram algumas das muitas e repetidas declarações da Dilma na claudicante autodefesa. Não roubar mas deixar roubar é desonesto. É indeclinável a qualquer ocupante de cargo público não cometer qualquer delito, não se beneficiar dele, e, também, não ser permissivo, num aparente desconhecimento, quando, na verdade, foi omissão. E foi tarde quando resolveu reagir, pressionado pelo seu mentor, eleitor, beneficiário e manipulador maior, o Lula. O crime de responsabilidade, por dar cheques sem fundo e obrigar os Bancos Caixa e do Brasil a pagá-los, produzindo balanço das contas públicas escamoteando números, invertendo-os deficitários como se fossem superavitários. O amplo direito de defesa ocorreu na Câmara dos Deputados assim como por meios dos processos que ela moveu endereçados ao Supremo Tribunal Federal e ao Senado, não mudaram opinião e voto dos parlamentares e dos magistrados. As manifestações contra a corrupção foram maiores em relação aos favoráveis a Dilma.
A presidente tem razão quando pronunciou traição, referindo-se ao vice dela. Temer foi escolhido por ela, por Lula, ambos e o PMDB firmaram uma aliança pelo poder. Mensalão e Petrolão foram vias inescrupulosas a manterem uma base aliada com sede e gosto pelo poder. A economia, mais do que a política, ao adernar o barco e antes da estrela petista começar a balançar no mastro pintado de esquerda mas de direita, os partidos governistas pularam fora para continuar no poder, noutro barco e com o timoneiro da vez.
A primeira mulher presidente do Brasil é a primeira mulher processada em razão do cargo. Se é ruim a sensação do risco de termos a cada eleição processos de impedimento, quando tudo se tornaria motivo (ou pretexto) para cassar um presidente; de outro ponto de vista será bom, exigindo prudência de quem se tornar presidente. e, sobretudo, a advertência: o poder tudo pode, mas o que pode é mandamento constitucional inafastadamente do fundamento moral.
Fases de Fazer Frases (I)
Andar em círculos é circular sem andar.
Fases de Fazer Frases (II)
Não é arcaico arcar a arca. Arcaico é ficar arcado à arca.
Fases de Fazer Frases (III)
Léia lê à revelia. Relia a ver Lia.
Lia não lia nem via, revia Léia. Léia pára de ler para ver Lia.
Uma vê e outra lia. Lia não lia. Léia lia.
Fases de Fazer Frases (IV)
Gíria, expressão popular, tem que girar para ser gíria.
Olhos, Vistos do Cotidiano
O deputado federal Tiririca (PR-SP) tirou o bigode para não ser confundido com o presidente interino da Câmara Waldir Maranhão (PP-MA). Waldir tentou anular a votação sobre o impedimento da presidente Dilma (PT). Deputados inteligentes, com ou sem bigode.
Reminiscências em Preto e Branco (I)
Pior que a falta de memória é ter muito esquecimento.
Reminiscências em Preto e Branco (II)
Estado interessante é expressão antiga, se refere a mulher grávida. A expressão caiu em desuso. Hoje o usual, sendo a mulher interessante, eleva a chance de ficar grávida, do interessado.