Velhos ou decrépitos com ganância

O ‘bom velhinho’ é o papai Noel que conhecemos. Existem outros bons velhinhos de fato. Devemos respeitar os homens de cabelos brancos, sim! Mas cuidado,:os canalhas também envelhecem e costumam pintar os cabelos com dinheiro alheio

Estive Nólocal (b. d. C) 

O Congresso Nacional tem na pauta a redução da maioridade. É possível afirmar que a maioria dos deputados e senadores desconhece o tema, não refletiram suficientemente e poderão mudar a lei sem conhecimento e senso de responsabilidade.

É fácil apontar como questão maior que qualquer adolescente sabe bem o que faz ou deixa de fazer, e a redução da maioridade penal com maior rigor na aplicação das leis resolveria todo o problema, como alegam muitos.

Com base no raciocínio que toda a criança ou adolescente tem consciência dos seus direitos e quando erra, dizem, tem a certeza da impunidade, o mesmo raciocínio então se aplica, aliás com maior sentido e intensidade, a mesma conclusão se poderá alcançar quanto a idade das pessoas. Ou seja, quanto mais velha uma pessoa, mais sábia, mais experiência, mais consciências ela terá, portanto mais deveres deve ser dela exigida.

Então o que dizer da redução penal para as pessoas quando eles têm 70 anos?! Eles tem direito a redução do prazo ao meio. Evidentemente que a idade cronológica é observada e coloca a pessoa idosa na preferência processual, mas que deva se referir aos velhos honestos!

Existem velhos velhacos, inclusive condenados ou que vivem figurando em processos judiciais, pelos quais eles se valem dos benefícios. Eles não são nada ingênios, assim como dizem dos  adolescentes.

São muitos os velhos envolvidos em escândalos. O mais recente é José Maria Marin, ex presidente da Fifa e preso na Suíça. Ele tem 83 anos, um homem rico que continuou a amealhar vantagens. Ele foi vice-governador de Paulo Maluf, e o Maluf é um dos notórios políticos brasileiros que gerou o verbo malufar no sentido de roubar, de corromper. Maluf tem 84 anos e já conseguiu se safar de muitos processos, inclusive sair da cadeia por ter 70 anos.  Outro, com 87 anos, é o ex-juiz Nicolau dos Santos Neto, condenado, cumpre prisão domiciliar, vive na mansão dele e foi apelidado de Lalau. Por serem velhos, cumprem a pena em casa, mas os jovens devem apodrecer na cadeia,

Tais velhos são inspiração, estímulos, exemplos para os adolescentes. Diminuir ou amentar a maioridade penal ou civil não irá alterar substancialmente um aspecto, façam o que façam, quem envelhecer terá cabelos brancos, honestos ou não. 

Fases de Fazer Frases (I)

Palavras são como roupas. Velhas podem bem servir. Novas podem não caber no figurino. 

Fases de Fazer Frases (II)

Sendo ex-nobre, o esnobe é mais pobre.

Fases de Fazer Frases (III)

Entre a entranha estranha entra se não entravar.

Olhos, Vistos do Cotidiano

Nos encontramos à saída do fórum, ele me saudou com a habitual atenção e logo comentou com elogio o texto da Coluna retrasada (31 de maio) Os Patos, no qual foi rememorado meus tempos de infância. Agradeço a gentileza do ilustre presidente da Subseção da Ordem dos Advogados de Campo Mourão, Renato Fernandes Silva Junior.    

Reminiscências em Preto e Branco (I)

Escrever com lápis a intenção maior é de errar ou de corrigir?  Indaguem a borracha.   

Reminiscências em Preto e Branco (II)

Aproveitando o assunto principal de hoje, é oportuno lembrar de um velho muito famoso, que governou o Chile e impôs ao pais uma das maiores ditaduras. Aliás, Augusto Pinochet se tornou presidente dando um golpe e matando o presidente escolhido pelo povo Salvador Al lende.

A volúpia pelo poder de Pinochet era tanta, ele se proclamou senador vitalício, achando que viveria eternamente. Morreu com 91 anos e condenado pelos crimes, chegou a ficar detido e só. Quem não souber a história daquele assassino, ao olhar para uma foto dele com idade avançada, juraria que se tratava de um velhinho inofensivo e até o levaria para a casa.