A transformação no litoral já começou
Esta semana eu gostaria de falar um pouco mais sobre a revitalização da Orla de Matinhos.
Esta é a maior obra da história do litoral paranaense, e uma grande conquista especialmente porque, apesar de sua importância fundamental, foi duramente combatida por setores que não querem permitir o desenvolvimento sustentável do nosso estado. Mas com muita firmeza, com certeza de estar fazendo o certo, com totais garantias técnicas e jurídicas, estamos vendo os trabalhos acontecerem a todo vapor.
Primeiro o consórcio vencedor realizou os preparativos para o início da dragagem, que vai aumentar a largura da praia em cerca de 100 metros. Os tubos de aço já foram soldados, e a tubulação de 2,6 quilômetros, chamada de Linha de Recalque, já está mar adentro à espera da draga.
Aliás, apenas esse equipamento por si só é uma atração à parte. A draga Galileo Galilei, batizada em uma homenagem ao pai da ciência moderna, é quase “zero quilômetro” – foi entregue em janeiro de 2021 pelo estaleiro chinês Cosco Shipping Heavy Industry. O alargamento da praia central de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, foi seu primeiro trabalho oficial.
A embarcação deixou o estaleiro já equipada com um sistema de redução de gases de última geração, estando de acordo com todas as regulamentações mundiais contra poluentes. Totalmente sustentável.
Para conseguir despejar cerca de 12 mil metros cúbicos de areia e água por viagem ao longo de toda a tubulação, a Galilei conta com um conjunto de bombas de descarga com 14.000 kw – ou seja, mais de 19 mil cavalos de potência.
Para finalizar, a draga tem uma enorme autonomia operacional, o que lhe permite trabalhar 24 horas por dia durante um mês inteiro sem abastecer – o que garante a entrega dos trabalhos dentro dos prazos pré-estabelecidos. É essa máquina fantástica que nos próximos dias começa a alargar a praia em Matinhos – e lá estaremos para presenciar esse momento icônico.
Além disso, a população matinhense já pode notar também as obras de macrodrenagem no canal da Avenida Paraná, no bairro do Tabuleiro, em Caiobá. A macrodrenagem, em conjunto com as futuras obras de microdrenagem, vai minimizar os impactos causados pelas cheias. O projeto prevê deixar o canal da Avenida Paraná com sete metros de largura, em concreto formatado como um U (na base e nas laterais), aumentando a velocidade do escoamento e diminuindo o nível de alagamento.
Esta obra é localizada em Matinhos, mas pode ser considerada um símbolo de uma transformação radical em todo o litoral paranaense, uma intervenção que será um “abre-alas” para tantas outras que virão. A próxima será a ponte entre Matinhos e Guaratuba, outra demanda que já existe há décadas.
E é também, por que não, um símbolo do governo Ratinho Junior. Um governo que realiza, que entrega. Um governo que trabalha para o desenvolvimento sustentável do Paraná.
Marcio Nunes é deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Sustentável e do turismo do Paraná