Destino: Foz do Iguaçu
Meus amigos, a próxima semana será marcante para o turismo paranaense. De 23 a 26 de novembro, nosso estado sedia a Foz Internacional Boat Show, feira que coloca nosso estado no circuito dos grandes eventos náuticos da América Latina.
Para quem não conhece, a Boat Show já realizada em São Paulo e Rio de Janeiro – a maior do gênero no continente –, e reúne em um só lugar os principais lançamentos e destaques entre lanchas, veleiros, jets, infláveis, caiaques, motores e os mais diversos equipamentos e acessórios do mundo náutico.
Com a participação de expositores do Brasil, Argentina e Paraguai, a edição paranaense será a primeira do Brasil realizada em água doce e terá como palco o Iate Clube Lago de Itaipu. Como cenário de fundo, as Cataratas do Iguaçu – uma das sete maravilhas naturais do planeta.
Os visitantes poderão ver de perto embarcações de até 58 pés atracadas lado a lado — algumas disponíveis para test-drive –, além de uma ampla diversidade de produtos e serviços náuticos, entretenimento e lazer.
Os maiores players do mercado já confirmaram presença.
A fabricante de motores chinesa Hidea apresentará seu vasto catálogo com 12 modelos de equipamentos em seu estande.
Há mais de 75 anos no mercado de motores náuticos, a Mercury Marine também vai enriquecer ainda mais o evento, apresentando dez grandes opções de seu portfólio.
Empresa especializada em pisos náuticos em EVA, a Grow Deck também está confirmada na primeira edição do Foz Internacional Boat Show. Além de sua especialidade, a marca terá em seu estande outros acessórios para embarcações.
Já a Lanchas Coral escolheu levar a Foz um de seus modelos mais vendidos: uma lancha de 26 pés com processo de industrialização ecológico livre de madeira estrutural, conhecido como wood free. O barco tem capacidade para transportar até 12 pessoas, sendo que a lancha aberta tem a possibilidade de vir equipada com uma cama e um banheiro, para maior comodidade de quem navega na hora de fazer um pernoite.
Para quem gosta do estilo, a Boat Show contará com as lanchas da Sealife, que possuem design semelhante a de carros de corrida. A empresa levará dois modelos do Supercarjet ao evento, com motor náutico e automotivo. A versão com motor náutico oferece autonomia de 1h30 a 2h de operação contínua, enquanto com motor automotivo a autonomia vai de 3h30 a 4h de operação.
Além do Boat Show, a Secretaria do Turismo leva para Foz na próxima semana sua Caravana do Turismo, em um dia ede encontros e reuniões com as Instâncias Regionais de Governança (IGRs), prefeitos da região, secretários municipais de turismo, além do trade.
Uma oportunidade de outro para alinharmos o planejamento do turismo para toda a Costa Oeste em 2024.
Todos os caminhos levam a Foz do Iguaçu!
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná