Duas datas e muitos motivos para celebrar
Meus amigos, nesta quarta-feira, 27 de setembro, celebra-se o Dia Mundial do Turismo, data estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT) como o objetivo principal de ressaltar a importância econômica, social e cultural dessa atividade em todo o planeta.
E poucos dias depois, em 6 de outubro, comemoramos aqui no Paraná o Dia do Turismo Estadual, efeméride criada com o intuito de incentivar o turismo em todos os cantos do nosso estado, além dos grandes polos. O dia foi escolhido para celebrar a data em que a RETUR (Rede de Turismo Regional), do meu amigo professor Jacó Gimenes, foi credenciada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) pelo Ministério da Justiça.
São datas importantes em nosso calendário, e o atual panorama do turismo paranaense nos dá ainda mais motivos para comemorar.
Senão, vejamos: em 2023, até o momento, o Paraná é o segundo estado do Brasil com maior crescimento nas atividades turísticas, segundo o IBGE (11,3%), atrás apenas de Minas Gerais.
Muita gente não sabe, mas o Paraná é a terceira principal “porta de entrada” dos turistas estrangeiros no Brasil! Em 2022 foram mais de 522 mil turistas que entraram no país pelo Paraná, atrás apenas de São Paulo (1,5 milhão) e Rio de Janeiro (652 mil).
E, a partir de dezembro, vamos ampliar esse número ainda mais com a chegada dos cruzeiros turísticos em Paranaguá, numa parceria com a operadora MSC, uma das maiores do mundo. Serão milhares de novos visitantes do Brasil e do exterior a cada em nosso litoral a cada temporada.
Isso sem contar que 2023 está sendo um ano com quebras de recorde. O Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba, recebeu em julho o maior número de visitantes em um mês desde que foi inaugurado, em 2001: foram 47.500 pessoas. O Parque Nacional do Iguaçu, em Foz, recebeu a visita de 124.605 turistas brasileiros em julho deste ano, superando a marca de 2019 – até então o melhor registro de visitação de todos os tempos e anterior à pandemia.
Já o Parque Vila Velha bateu recordes de visitação no mês de maio de 2023: foram 5.424 pessoas, quase o dobro do mesmo mês em 2019, quando registrou 2.396 visitantes. Já a famosa Linha Turismo da capital, que conecta os viajantes pelos principais pontos turísticos da cidade, atingiu seu recorde histórico de embarques no mês de julho: foram 25.500 passageiros no mês!
Mas queremos mais! Por isso, a Secretaria do Estado do Turismo tem ampliado a participação do estado em feiras e eventos nacionais e internacionais para divulgar os atrativos do estado junto aos turistas e ao trade – agentes de viagem e companhias turísticas. Somente em 2023 serão um total de 70 eventos com a participação ou a parceria da Setu, seja aqui dentro do Paraná, em outros estados e até mesmo em outros países – é o maior número da história!
Por outro lado, todo esse volume de turistas também aumenta nosso compromisso em receber bem. Quem viajou, já sabe: a forma como você é tratado em um lugar é fundamental para que se desperte o desejo de voltar outras vezes. Por isso, a qualificação profissional é tão importante, gerar excelência na mão de obra voltada para as áreas que envolvem o atendimento aos visitantes. Por isso, a Setu e o Viaje Paraná estão investindo na área de qualificação. Somente este ano, em parceria com o Senac e a Fecomércio, são 4 mil vagas para 27 cursos totalmente gratuitos nas áreas de hotelaria, gastronomia, eventos, recepção turística e tecnologia ligada ao turismo.
Estamos vivendo um momento especial no turismo paranaense, em uma grande aposta do governo do estado nessa indústria que em todo o mundo tem sido uma das molas propulsoras da criação de empregos, da geração de renda e da proteção ao meio ambiente.
Márcio Nunes é secretário de Estado do Turismo do Paraná