Mostrando o Paraná ao mundo
Esta semana está acontecendo em são Paulo a WTM Latin America, principal evento da indústria de viagens e turismo da América Latina.
Estamos presentes, junto com a diretoria da secretaria de turismo do Paraná, para uma grande imersão no mercado turístico, além de trocar informações com traders e governos de todo o mundo.
Ao longo de três dias, o evento proporciona participar de uma série de seminários com uma grande variedade de profissionais influentes da indústria de viagens e turismo, abordando as tendências e insights mais recentes, além de conhecimento de valor inestimável. É uma importante capacitação para todos que participam.
O Paraná também está mostrando os atrativos do estado, com um estande dos Parques Paraná, além de Curitiba e Foz do Iguaçu. É uma grande vitrine para agentes de viagem e operadoras turísticas, que pode resultar no aumento no número de visitantes no médio prazo.
E é esse, justamente, nosso grande objetivo à frente da Secretaria.
O pontapé inicial já foi dado, e as primeiras iniciativas nesse sentido estão acontecendo.
Após o anúncio, na última semana, de que a MSC, uma das maiores companhias de cruzeiros turísticos do mundo, vai operar escalas e embarques inéditos em Paranaguá, ontem foi a vez da operadora Silversea Cruises aportar em nosso litoral o navio Silver Wind, com 224 passageiros americanos, britânicos, belgas e alemães a bordo.
Um grupo seguiu de ônibus até Curitiba, para descer a Serra do Mar de trem. Outro foi a Morretes para desbravar com veículos 4×4 as estradas rurais da região. E um terceiro grupo participou de uma caminhada cultural pela cidade de Paranaguá, envolvendo o Museu de Arqueologia e Etnologia, o Centro Histórico e o Mercado Municipal da cidade.
Outra grande notícia da semana é que a Ilha do Mel se tornou a primeira ilha do Brasil inclusiva para pessoas autistas. Cinquenta e oito estabelecimentos comerciais, hotéis e pousadas receberam o Selo de Empresa Amiga da Pessoa Autista, após empresários e colaboradores participarem de cursos, mentorias e adaptações necessárias para acolher este público. A entrega aconteceu neste domingo, 2 de abril, Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.
O projeto foi executado pela Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur), Ico Project, Onda Autista, com apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias do turismo e do Desenvolvimento Social e Família e, também, da Prefeitura de Paranaguá.
O projeto foi dividido em duas fases. Na primeira, ocorreu a capacitação dos empreendimentos turísticos da ilha, envolvendo proprietários e funcionários de pousadas, restaurantes, mercados, barqueiros.
Na segunda, foi promovido o treinamento nas localidades de Encantadas e Brasília e, durante um mês, prestada uma consultoria individualizada para as empresas participantes.
O Paraná está trilhando um caminho fabuloso para que o turismo possa atrair cada vez mais visitantes e ser um grande gerador de emprego e renda para nossa população.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná