O melhor inverno do Brasil está no Paraná
Um dos estados com temperaturas mais baixas no inverno, o Paraná tem cenários turísticos propícios a atrair visitantes de todo o país. A época também é ideal para que os moradores da capital visitem os atrativos do interior, e vice-versa.
E o mês de julho começou recheado de eventos, com atrações para todos os gostos e em todas as regiões.
Em Pontal do Paraná, no Litoral, o Festival de Gastronomia Caiçara já está mobilizando bares e restaurantes durante todo o mês de julho. O evento vai exaltar a Cambira, prato considerado patrimônio da cozinha brasileira, originalmente preparado com peixe seco e defumado, acompanhado de banana e pirão. Em sua terceira edição, o festival é uma grande oportunidade para o turista conhecer a diversidade da culinária caiçara. Além do resgate cultural das tradições do litoral paranaense, o evento tem como objetivo movimentar a economia do município fora da alta temporada.
Em Guaratuba, também no Litoral, o próximo final de semana dos será marcado pelo Campeonato Sul Brasileiro de Pesca, promovido pela Loba do Mar. Já entre os dias 13 e 23, a cidade recebe a tradicional festa do Divino, com celebrações religiosas e atrações gastronômicas e de entretenimento.
Já a Festa do Vinho e do Queijo de Salgado Filho, no Sudoeste do Estado, chega à sua 27ª edição, também no fim de semana de 7 a 9 de julho. Serão expostos e comercializados os produtos coloniais produzidos pelas agroindústrias familiares do município – além de vinhos e queijos, o turista também encontrará embutidos, derivados de cana-de-açúcar e o famoso café colonial, dentre outros.
Em Campo Mourão, a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é uma verdadeira instituição paranaense. Realizado desde 1990, o evento chega à sua 28ª edição e o prato típico do município será servido no domingo (9) – este ano, em um novo formato: o prato não será servido em um único local, mas em vários locais estabelecidos pelas entidades parceiras.
Também nesse fim de semana, tem a segunda edição do “Festival Guarapuava Gastronômica 2023”, com mais de 30 restaurantes participantes.
Capital mais fria do Brasil, Curitiba também atrai muitos turistas de todo o Paraná e de todo o Brasil nessa época do ano. E de 7 a 16 de julho, a cidade recebe a 11ª edição do já Festival de Inverno do Centro Histórico. Com o tema “Raízes Culturais”, o evento acontecerá em estabelecimentos dos bairros Centro e São Francisco, caminhadas guiadas, workshops e muitas atrações culturais gratuitas.
Também na Capital, acontece a 61ª edição do Festival Folclórico e de Etnias do Paraná, um dos mais tradicionais e longevos festivais folclóricos do Brasil. As apresentações de danças típicas acontecem de 3 a 13 de julho, no grande auditório do Teatro Guaíra. Idealizado e organizado por grupos folclóricos locais, o evento é realizado desde 1958.
Ainda este mês, Curitiba será a “capital nacional da ciência” entre os dias 23 e 29, quando sediará a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 3 câmpus da Universidade Federal do Paraná (UFPR): Centro Politécnico, Complexo da Reitoria e Prédio Histórico da UFPR na Praça Santos Andrade. Principal evento científico da América Latina, o encontro é promovido ininterruptamente desde 1949, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. Com o tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”, o evento tem a expectativa de trazer a Curitiba mais de 15 mil pessoas de todas as regiões do Brasil.
Já no Norte Pioneiro, a FeTexas de Jacarezinho atrai turistas de todo o país em julho, especialmente do interior do Paraná e de São Paulo. A festa conta com atrações musicais como Thiaguinho e Zé Neto & Cristiano, parque de diversões, cavalgada, motocross, rodeio e estandes para o comércio.
O melhor inverno do Brasil, sem dúvida nenhuma, está no Paraná.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná