Rio Paraná: grandiosidade e potencial turístico
Segundo maior rio da América do Sul, atrás apenas do Amazonas, o Rio Paraná é uma das principais vias de integração do Mercosul. Para quem não conhece, o afluente também é um importante atrativo turístico para o nosso estado, sendo responsável pela formação de praias de água doce e possibilitando passeios de barco, observação da fauna e da flora e realização de trilhas.
Em Foz do Iguaçu, o Rio Paraná é também um importante cartão postal, pois abriga a Ponte Internacional da Amizade e a Itaipu Binacional.
Para entender a importância desse rio para o estado é importante começar pelo município de Icaraíma, na Costa Noroeste. Com outros 35 municípios, a região é um dos mais importantes destinos turísticos do Paraná, se destacando pela prática do turismo sustentável. Outro case de sucesso é o município de Porto Rico, destino bastante conhecido pelas praias, parques, resorts e pelas atividades praticadas nas águas do Paranazão. Entre os passeios que podem ser realizados estão a visita às praias de Santa Rosa, que possui água doce e transparente, areia fina, sol e beleza natural; e a da Carioca, ideal para quem busca um local mais reservado.
Subindo um pouco mais, no município de São Pedro do Paraná o afluente oferta belas paisagens e águas cristalinas. No distrito de Porto São José, é possível realizar passeios de barco de tirar o fôlego. No trajeto, os turistas pode pescar ou mergulhar no Fundão; ou ainda visitar a área onde foram afundados navios do Exército Brasileiro durante a Revolta dos Tenentistas. E ainda passear pelas diversas praias deslumbrantes e curtir as maravilhas formadas pelo rio Paraná e seu arquipélago. =
Em Foz do Iguaçu, o Rio Paraná é o responsável por abastecer o reservatório de Itaipu Binacional e junto ao Rio Iguaçu forma a tríplice fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai). O rio também é reconhecido por marcar o cenário de tradicionais pontes, como a da Amizade, que une o Brasil ao Paraguai, e a da Fraternidade, que liga o nosso país à Argentina.
Ainda em Foz, o turista pode praticar a pesca esportiva. A variedade de peixes é grande, destacando-se o dourado, bagre, pacu, piapara, surubi e tucunaré.
O Rio Paraná também conta com a Trilha Rota dos Pioneiros, com extensão de 381 quilômetros que cortam os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e está inserida na Rede Trilhas, iniciativa do governo federal em prol do turismo em áreas naturais. A previsão é de que o percurso possa ser concluído em 20 pernoites, por meio da canoagem, caminhada ou bike. O atrativo foi pensado de forma a oferecer a melhor experiência ao aventureiro e passa pelos trechos mais seguros, com menor movimento de embarcações, por pontos de apoio e por parques, praias, canais estreitos e paredões de arenito.
Enfim, inserido na região turística do Corredor das Águas, o rio Paraná é um destino sustentável, acessível, belíssimo e que todos os paranaenses devem ter oportunidade de conhecer um dia.
Marcio Nunes é secretário do Turismo do Paraná