Uma nova era para o turismo paranaense
Meus caros amigos. Convidado pelo governador Ratinho Junior, aceitei o desafio de assumir a nova Secretaria de Estado do Turismo do Paraná.
Uma área com a qual tenho muita afinidade – afinal, na gestão anterior eu já estive como secretario da então Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest) e pude percorrer o estado inteiro, conhecendo todo o nosso potencial turístico – especialmente aquele ligado à sustentabilidade.
Agora, o Turismo passa a ser uma pasta única, ganhando mais importância e autonomia. Foi uma decisão do governador, em conversa conosco, atento ao grande potencial turístico do Paraná.
O órgão nasce com a proposta de aumentar o número de visitantes em nosso estado e fomentar os investimentos no setor, consequentemente melhorando as condições de vida dos paranaenses por meio da difusão e promoção do desenvolvimento regional.
Nossa ideia é levar o turismo para um patamar mais elevado; iniciar uma nova era para o segmento em nosso estado.
A SETU ainda contará com o Viaje Paraná, serviço social autônomo que será responsável pela elaboração de políticas públicas de turismo e ações de promoção, marketing e apoio à comercialização de destinos, produtos e serviços turísticos paranaenses no Brasil e no Exterior.
A nova organização visa a modernização da gestão e a integração entre o setor público e privado e a ampliação da participação do setor na economia de forma sustentável. A conservação, valorização da diversidade cultural e natural, com foco na melhoria da qualidade de vida da população, são algumas das diretrizes estabelecidas para vencer os desafios dos próximos quatro anos.
As equipes já estão sendo formadas, e fizemos questão de selecionar um pessoal técnico e especializado nas diversas áreas ligadas à área – como hotelaria, gastronomia, produção de eventos, turismo de negócios, cultural etc. Pessoal que já está botando a mão na massa e mostrando a que veio.
Há um potencial regional muito grande a ser explorado nas 19 regiões turísticas de nosso estado, e o trabalho de apoio aos municípios que realizamos na Sedest será novamente uma de nossas marcas.
Certamente também exploraremos bastante o potencial de nosso turismo sustentável – o Paraná é um estado lindo e agraciado pela natureza com paisagens fantásticas. É isso que queremos mostrar ao mundo.
E já começamos a todo vapor. Na semana passada, assinei um protocolo de intenções juntamente com o secretário do Turismo de São Paulo, Roberto de Lucena, visando a promoção conjunta dos dois governos para a melhoria da qualidade na prestação de serviços no Canal do Varadouro, localizado na divisa entre os estados. É um pontapé inicial para começarmos a fomentar de verdade o turismo na região, haja vista que o canal é utilizado hoje somente para fins esportivos e turísticos, mas há pouca infraestrutura para receber os visitantes.
Este mês, estamos apoiando uma ação da Associação Brasileira das Ilhas Turísticas (Abitur) para transformar a Ilha do Mel na primeira ilha turística do Brasil inclusiva para pessoas autistas.
Também em março, estamos promovendo, junto com o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso do Paraná, o 5º Fórum Paranaense de Turismo Religioso, no Complexo Turístico do Mega Rocio, em Paranaguá – terceiro segmento turístico mais movimentado do Paraná, representando 25% dos atrativos do Estado. São cerca de 300 pontos de interesse mapeados, entre igrejas e santuários, festas religiosas e romarias.
E ainda tem a realização de uma de nossas maiores feiras agropecuárias, a ExpoUmuarama – com rodeios, shows, exposições e muitas atrações e rodadas de negócios.
Paralelamente, nosso time está trabalhando na criação de novas políticas públicas para o setor.
É só o começo. Vem muita coisa boa por aí.
Marcio Nunes é deputado estadual e ex-secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná