Em boas mãos
A História se repete afirmou a coluna nesta semana; por vezes como farsa. Agora o dito merece uma correção: outras vezes fazendo justiça. Assumiu o comando do Conselho de Educação do Estado, o médico e ex-secretário de Saúde, Oscar Alves. Fato corriqueiro já que pertencera ao CEE, no governo anterior, não fora por alguns detalhes. Foi ele reconduzido ao cargo e empossado pelo secretário de Educação, vice-governador Flávio Arns. Com fartos elogios ao novo comandante do Conselho, cuja posse foi extremamente prestigiada, com a ausência deste colunista, admirador confesso da trajetória profissional e política de Oscar Alves. Arns citou a amizade que sempre uniu Oscar a seu pai, Osvaldo, ex-reitor da PUC-PR. Talvez não tenha citado um dado fundamental: sua tia, Zilda Arns, morta em combate, como gostaria de ter morrido (frase que este comentarista disse recentemente a Flávio), sanitarista que era da Secretaria de Saúde, recebeu de Oscar, quando Secretário, apoio fundamental para dar forma a seu projeto Pastoral da Criança, hoje uma referência mundial. Quem como este cronista, conviveu com eles nesse período, segundo governo de Ney Braga, sabe que talvez a Pastoral não chegasse ao ponto que chegou, sem o entusiasmo de Oscar Alves e sem a determinação de Zilda. Os objetivos que o governador hoje tem para o Conselho, inclusive colocar a presidência como definição dos conselheiros, através de eleição, com Oscar na presidência, certamente serão cumpridos. Com uma dobradinha como esta, Flávio Arns, no comando da secretária de Educação e Oscar Alves a presidir o Conselho, podem os paranaenses ter absoluta certeza de que a EDUCAÇÃO no Paraná está em ótimas mãos. Palavra de um crítico que conhece os dois!
Fator fundamental
Ao ler o comentário acima o leitor menos avisado poderá imaginar que todos os problemas da Educação no Paraná estarão resolvidos. Puro equívoco! Estamos elogiando escolhas do atual governo; não acenando com soluções de curto prazo! Esse setor fundamental no estado e no Brasil, tem sido relegado a um plano secundário, razão fundamental de muitos de nossos atrasos.
Educação que muda padrões
A politicagem que tem ocupado papel preponderante, entregue pelos governos a mãos pouco comprometidas, sem os investimentos necessários, é a razão primordial disso. Não surpreende pois que países asiáticos como a Coreia do Sul que investiu fortemente em educação, durante longos períodos, seja hoje, apesar do pequeno território, uma referência em evolução cultural, tecnológica e econômica. Há muito a ser feito por aqui!
Barbas …
Uma informação interessante do deputado João Arruda (PMDB-PR) à coluna, dá conta que enquanto a consultoria da Câmara Federal quer incluir punições criminais aos corruptores, no projeto que deverá ser votado em duas semanas, gente do governo quer apenas responsabilização civil e administrativa para eles.
… de molho
Se corruptores (em geral empresários) forem criminalizados, eles facilmente ‘darão com a língua nos dentes’. Razão de preocupação para funcionários corruptos. Certamente uma posição dura de deputados como anuncia o João Arruda será bem recebida pela opinião pública.
Primeira visita
O novo ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, esteve em Curitiba na segunda-feira, inspecionando o andamento das obras para a Copa. Apesar da menor importância dada à capital, cortada dos jogos Panamericanos e com apenas quatro jogos, espera-se de razoável expressão já que a seleção nacional nem passará por aqui, alguns benefícios advirão para a capital dos paranaenses e adjacências.
Em choque
Mesmo sem considerar o metrô que figura como uma obra do PAC para Curitiba, pelo menos R$ 660 milhões serão investidos na capital paranaense, além da conclusão do estádio da Baixada, que por ser obra particular de um clube não pode ser contabilizada como benefício coletivo.