Espetáculo televisivo
Depois de treinos, fora dos olhares do público, o circo enfim estréia. Não se trata do Cirque du Soleil que só chega em 15 de junho. O espetáculo anunciado para hoje acontece em Brasília com o depoimento de Carlinhos Cachoeira. Transmitido ao 14 hs. pelas TVs oficiais. Visibilidade que o presidente da CPMI nega-se a autorizar para todas, desde as iniciais com o depoimento de um delegado da PF. Medida inútil como já adiantara o deputado Miro Teixeira. As informações de sessões secretas sempre vazam. A propósito, o senador Álvaro Dias que esteve na secreta sala que contém os documentos da CPMI para consulta, já denominada pelo humor popular de Bat-Caverna, tem menos informações do que as que já vazaram para a imprensa. O estranho comportamento da Polícia Federal de ir colocando os fatos que culminaram com a prisão do contraventor, e seus desdobramentos, em doses homeopáticas, mais do que a discutível decisão do Procurador-Geral de ter retido as investigações realizadas anteriormente e que mereceu crítica do delegado depoente, leva a um questionamento: a que essas atitudes atendem! Para autoridades do Supremo há uma visível intenção de constranger o Procurador e até mesmo, ministros do STF no próximo julgamento do mensalão. No depoimento liberado às TVs oficiais hoje, o que se comenta, a partir de afirmações de seu defensor, é de que a nada responderá. Por sinal que a mobilização de três grandes nomes da advocacia criminal, ex-Ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, Antônio Carlos de Almeida Castro e José Luiz de Oliveira Lima, na defesa de Carlos Augusto Ramos, Demóstenes Torres e Fernando Cavendish, autoriza a afirmar que boa parte do dinheiro que amealharam será transferido para os bolsos desses brilhantes advogados.
Eleições à vista
Não apenas em Curitiba. As dificuldades se multiplicam nos 399 municípios do Paraná. Conchavos e acertose, onde por vezes apareçem eventuais dificuldades em que a vaidade predomina ou em outras, alguns reais a mais. Uma boa pesquisa de opinião colocaria as coisas no lugar com menos dificuldades e custos.
Palpos de aranha
Ainda não saiu a decisão sobre a polêmica participação do novato partido PSD, no fundo partidário. Por enquanto recebe R$ 42,50 mil reais por mês. Pleiteia R$ 1,6 milhão pelo número de deputados que exibe. Ocorre que mesmo enquadrado na regra de mudança permitida de ingresso em partido novo, o procurador-geral Roberto Gurgel, é contra. Como também o é em relação ao tempo em rádios e tevês que o PSD pede. Sem isso seu apoio pouco vale!
Ficha limpa …
Vai ser um Deus nos acuda! O prazo para partidos entrarem com indicação de candidaturas termina em 5 de julho. Daí mais 3 dias para a Justiça Eleitoral publicar a relação de registros. Candidatos, partidos, coligações e MP terão mais cinco dias para impugnar candidaturas com base na Ficha Limpa.
… a perigo
Há complicadores. O documento que o candidato tem que exibir, é baseado em Lei anterior: só certidão negativa criminal. Condenação por improbidade administrativa não consta nesse documento. Aparece em certidão cível. MP e eventuais adversários têm que correr atrás dela para propor impugnação. Exclusão de profissão por quebra de ética, do serviço público, também podem causar impedimento. Cabe aos adversários provar.
Dois…
Enquanto a Biblioteca do Congresso dos EUA anuncia o prêmio Kluge, com que produções acadêmicas não premiadas com o Nobel são agraciadas, concedido ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso pela sua obra na transformação do Brasil de uma ditadura militar com alta inflação, numa democracia includente, com forte crescimento econômico, na outra ponta um fato inusitado.
…extremos
O engenheiro industrial metalúrgico Avelino Taveiros, em longa carta, devolve ao Reitor da Universidade Federal Fluminense o seu diploma obtido naquela UFF. Protesto pela concessão do título de Doutor Honoris Causa a Luiz Inácio Lula da Silva que ao longo de sua vida tem demonstrado reiteradamente profundo desprezo pela educação formal.