Partida preliminar

Embora vencedora a chapa que entregou ao vereador João Luiz Cordeiro (João do Suco) a presidência da Câmara de Curitiba, para terminar o mandato iniciado pelo renunciante João Cláudio Derosso, deixa uma indagação no ar em relação ao que irá acontecer até outubro. Vereadores do PSC, PDT, PPS, PRP, PV e PP, que sempre estiveram de forma pendular na  base de apoio do prefeito Luciano Ducci, desta vez bandearam-se para a oposição, numa antevisão do que vem por aí. Do PDT e  PT, que desde a filiação de Gustavo Fruet ao primeiro, já se identificava com sua candidatura, assim como o segundo que deverá apoiá-la, já se tem certeza que o atual prefeito não poderá contar. Do PRP com seu único vereador, Caíque Ferrante, que sai do episódio magoado pela pressão sofrida em favor de sua desistência da pretensão de disputar o cargo vago,  pouco se poderá esperar. O PSDB, pela força do governador Beto Richa em favor de Ducci (PSB), é agora a principal certeza de apoio. Os Democratas, com a saída de Bertoldi, deixando a Secretaria de Habitação para colocar seu nome à disposição, em uma possível indicação para a vice de Luciano, deixa claro que ao PMDB adesista não pretende liberar o cargo. O nó da questão ficaria assim: esse PMDB, que impõe um nome seu para apoio à  candidatura do atual prefeito, em nível municipal está em mãos dos que acompanham Requião. Bate o pé e afirma que as executivas municipal e nacional do partido, já se posicionaram em favor de Rafael Greca, isto é, candidatura própria;  Ratinho Jr., muito bem colocado nas pesquisas, está falando alto! Claro está que haverão sons que poderão  soar ainda mais alto, se é que a coluna se faz entender!

Nuvem no céu
Política, como já dizia Magalhães Pinto, é como nuvem nos céus: cada vez que se olha tem nova forma. Em todo caso, pela preliminar de segunda-feira quando os governos (municipal e estadual) fizeram valer suas forças, já se faz uma idéia de quando o outro, o federal, botar sua tropa em campo na partida de decisiva de outubro.

Ainda forte
Não se surpreendam se Derosso continua a ter muita força na Câmara de Curitiba, nestes 11 meses que restam de seu mandato. Como João do Suco foi um articulador para esvaziar as dificuldades vividas pelo renunciante em função das denúncias, não convém ao partido que grandes furos jornalísticos venham empanar a campanha do atual prefeito. Interpretação de gente que conhece bem a situação na Câmara.

Marina vem aí!
Uma figura emblemática da política brasileira desde que surpreendeu na eleição nacional de 2010, a ex-senadora Marina Silva vem aí. Diferentemente do que se espera, não vem falar de política partidária, já que se afastou do PV. Vem a convite do Ministério Público, proferir palestra no encontro Atuação do MP em busca da sustentabilidade. Assunto que ela domina!

Crise por aqui
Um abacaxi para a presidente do IPMC (Previdência curitibana), Walkiria de Pauli descascar: altas aplicações feitas pelo Instituto em duas instituições financeiras em 2009. Uma delas o Bank of  New York Mellon e o outro a Incentivo Distribuidora de Títulos Valores Imobiliários que alegam não dispor de liquidez para bancar o resgate de R$ 17 milhões (com deságio de R$ 4,3 milhões) que o IPMC precisa para honrar compromissos.  A fonte é o Celso Nascimento, de boa cepa. 

 Em choque
O deputado Fábio Camargo não desiste do assunto. Presidente da CPI que investiga supostas irregularidades ocorridas em falências e concordatas decretadas no Paraná, não se convence com a decisão do TJ de mandar paralisar os trabalhos da CPI. Decisão tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, num momento em que a Justiça está em crise. Promete ir às últimas instâncias (Brasília) para reverter a situação que pode comprometer juízes e administradores de massas falidas.