Previsão confirmada

A coluna já antecipara o que o Ibope confirmou: com Fruet, Ratinho Jr., Luciano Ducci, Rafael Greca e agora Renata Bueno na parada, o segundo turno em Curitiba é garantido. O complicador, em se tratando do apoio que Beto Richa já ofereceu ao seu ex-vice, atual prefeito, à custa da retirada de Gustavo do PSDB, foi a possibilidade real de a segunda fase  ser disputada por Gustavo e Ratinho. Alternativa totalmente fora do script traçado pelos autores da novela em que se transformou a eleição de Curitiba. Vai aumentar o cacife de Ratinho. De um lado o governo estadual tentando cooptá-lo para a vice de Luciano. Não será surpresa se Ratinho Jr., esperto como o pai, um humilde radialista vindo de Jandaia do Sul, que se transformou num fenômeno nacional na comunicação televisiva com padrões salariais de um Eike Batista, propuser o contrário: que Luciano seja o seu vice.  De outra parte, o governo federal que conta com o PSC, partido que dá sustentação ao parlamentar, forçando a sua candidatura. Se o segundo turno for entre Gustavo (PDT/PT) e Ratinho Jr. (PSC/PT), fica tudo em casa. Se Ducci alcançar o segundo turno, os votos de Ratinho Jr. dividem-se, com a maioria migrando para Fruet. É o que mostra esta pesquisa.  Açúcar no mamão, imaginam os governistas federais. Ainda mais que os eleitores de Rafael tendem a também migrar para Fruet, na medida em que a campanha do ex-prefeito lernerista, hoje requianista desde pequenininho, deve ser fundamentada numa crítica contemporânea: a falta de criatividade que marca Curitiba nos últimos tempos, desde que o grupo de Lerner deixou o poder. De Renata Bueno nada a esperar: sua campanha deverá consolidar  votos para a eleição estadual de 2014.  Em todo caso uma observação: pesquisa retrata o momento. Faltam 6 meses para a eleição!

Gordura trans
Não só os legislativos têm seus macetes. Judiciários e executivos também. O CNJ, com resistências conhecidas,  procura retirar as vantagens que os tribunais atribuem a seus membros. No Executivo federal sabe-se agora, ministros não ficam restritos a seus  salários. Dos 38, 13  os engordam com participações em Conselhos das inúmeras estatais. O campeão é o Ministro da  Defesa, Celso Amorim que chega aos R$ 46,1 mil brutos mensais.

Senso de oportunidade
Num momento em que o CNJ e os tribunais de justiça do Brasil participam de discussões que desnudam as vantagens indevidas que se espalham pelos tribunais, Brasil afora, um encontro de presidentes de Tribunais de Justiça é realizado em Manaus. Num hotel de luxo e mordomias como passeios de iate pelo rio Amazonas, com despesas bancadas pelo governo amazonense e pelo Bradesco. Nada mais inoportuno! 

Nota preta
Das dez organizações não governamentais (ONGs) que receberam recursos de prefeituras do Paraná, oito estão sendo investigadas. Enfrentam problemas na Justiça, investigadas pelo Ministério Público ou denunciadas pelos Tribunal de Contas do Estado e o  federal. De 2005 a janeiro de 2012, somaram recursos de R$ 319 milhões.

Comparação infeliz
Tendo aparecido fracamente numa das simulações da pesquisa Ibope em relação à eleição de outubro, o deputado petista Dr. Rosinha que tenta viabilizar sua candidatura em Curitiba, saiu-se com um uma afirmação que deixa um  candidato apoiado por Lula em péssima situação. Se comparada a minha situação com a do Haddad (candidato do partido em São Paulo) eu estou em situação muito melhor. 

Em choque
A ExpoLondrina que gerou mal estar entre as demais feiras agropecuárias por conta de uma  projeto do deputado Hermas Brandão, tornando-a a feira oficial do Paraná, mostrou ao seu final um ganho. Toda a cúpula do Ministério da Agricultura esteve presente, demonstrando que o MAPA tem intenção de apoiar fortemente o agronegócio paranaense.Oportunidade de paranaenses na Câmara e no Senado, unirem-se em favor do Estado.