Verdade seja dita!
Os que acompanham esta coluna sabem que ela tem compromisso com os fatos, não com o bombástico furo jornalístico. Até para dar tempo do fato depurar. Quando porém, pela suas fontes, entende que alguma coisa está sendo jogada no ar, mesmo que por uma coluna de grande credibilidade, fatos que amanhã serão lançados como verdade embora não o sejam, é momento de ficar com antenas ligadas. Este colunista que já viu coisas como falsa denúncia de O Estado do Paraná contra um suposto seqüestro de bois numa fazenda de Jaime Canet, no governo de Sarney, com intervenção da Sunab, fica atento a tudo. Recentemente, Osmar Dias, na sua campanha ao governo, teve devassada uma grande propriedade rural sua, no Tocantins, pelo mesmo candidato que inventou o Ferreirinha lá pelos idos de 1990. Daí a dúvida que uma fonte confiável esclareceu: nota mostrando que o prefeito Luciano Ducci e sua esposa Marry Dal Prá Ducci, médicos de carreira da prefeitura de Curitiba, dedicam-se à criação de nelores de alta linhagem na fazenda Roda Viva, em Taquari, Mato Grosso, presta-se a especulações. Como pode um casal de médicos da prefeitura, embora hoje ele chegue a salário de prefeito, antes de secretário, serem donos de uma fazenda em Mato Grosso? Isso, colocado na mão dos gênios do mal, numa campanha, daria margem a sérias dúvidas. Minha fonte esclarece que os Ducci, Vitoriano, Remo (pai do prefeito) e Carlos Franco, descendentes do Babo Ducci, são fundadores do Mercado Municipal de Curitiba e do Ceasa. Produtores da famosa laranja Ducci. Gente que ‘gramou para chegar às propriedades rurais que hoje detém. (Em tempo: Luciano, funcionalmente, é cria do médico Armando Rággio, amigo do colunista que mal conhece o prefeito a quem por muitas vezes já reproduziu críticas).
Cachoeira de informações
Vem aí uma avalanche de divulgações de salários em órgãos governamentais em todos os níveis, à partir da decisão do STF em expor os vencimentos recebidos por seus ministros e funcionários. Daí para a frente uma cachoeira de informações, para usar uma expressão da moda.
Informações verdadeiras
Resta saber se efetivamente isso ocorrerá, como prometem os que fazem juramento, nada mais que a verdade. Algumas surpresas vão ocorrer especialmente em relação aos próprios tribunais de contas, que, como visto no caso Derosso, na Câmara curitibana, com um especialista do TC lá dentro, não viu nada. Nem quanto a própria imprensa que denunciou o esquema, recebia!
Omertá
Que não fiquem as divulgações só nas intenções, caso da CPMI do Cachoeira que decorrido um mês, mesmo com orientação do Lula para ferrar o Marconi Perillo, seu grande algoz no mensalão, ainda não saiu do lugar. Silêncio é o que os depoimentos produzem!
Confusão geral
Campanha confusa em Curitiba: nem iniciada ainda (a legislação eleitoral permite que prefeitos candidatos à reeleição inaugurem obras até a convenção em junho: aos adversários o rigor da lei!), e já tem um cenário confuso: Gustavo Fruet, ex-crítico do PT, de braços dados com Paulo Bernardo e Gleisi; Luciano Ducci apoiado pelo PMDB, inclusive Doático Santos, ex-lugar tenente de Requião que apoia Rafael Greca; este tentando provar que é requianista desde pequenininho. Ratinho Jr., com a idade (e o prestígio do pai a favor dele – se não for nessa, poderá ser noutra oportunidade), corre por fora.
Em choque
Informação recorrente: o governo federal de renúncia fiscal em renúncia , deixou de arrecadar mais (R$ 187 bilhões) do que gastou com as áreas envolvidas com saúde, educação e assistência social (R$ 163 bi). O detalhe é que agora, com a redução do IPI para a indústria automobilística que vai impactar o FPM (dos municípios), o resultado não apresenta os resultados esperados. Vem num momento que o brasileiro já está endividado.