Ânimos exaltados
Os deputados Rubens Bueno (PPS) e Silvio Costa (PTdoB) brigaram dentro do plenário da Câmara na madrugada de ontem. Os dois trocaram ofensas verbais e chegaram a se empurrar durante a confusão. A discussão começou quando Costa, que foi vice-líder do governo Dilma Rousseff na Câmara, xingou Bueno e criticou o governo do presidente interino Michel Temer em discurso no plenário, durante a votação do projeto de Lei que trata da renegociação da dívida dos estados. Ao se aproximar do deputado, líder do PPS no plenário após seu discurso, os dois se estranharam e começaram a discussão e empurra-empurra. O tumulto foi separado por outros parlamentares que estavam próximos a eles. Apesar da confusão, nada comparado a troca de socos que o deputado teve com o senador Roberto Requião no aeroporto de Campo Mourão em 2010.
TCE aponta recebimento elevado de diárias em Câmara da região
A Coordenadoria de Fiscalização Municipal do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) apontou o recebimento elevado de diárias concedidas pela Câmara Municipal de Juranda, durante a gestão de responsabilidade dos vereadores Claudemir Hernandes (exercício de 2014) e Celso Rodrigues Modesto (exercício de 2015). Diante da situação, o Tribunal determinou a abertura de uma Tomada de Contas Extraordinária, uma vez que as justificativas e esclarecimentos prestados pelos responsáveis foram insatisfatórios. Ao todos foram inclusos no processo 15 pessoas entre vereadores, servidores e prestadores de serviços do Legislativo.
Portal da transparência irregular
O prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minciho (PT) e o controlador interno da cidade foram notificados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) por irregularidade no portal da transparência do município. Segundo o Tribunal, o portal estaria em desconformidade com a Legislação e solicitou esclarecimentos sobre a situação. Minchio e controlador justificaram que o município está buscando atender na íntegra o que pede a legislação. No entanto, o TCE entendeu que a justificativa encaminhada não resolveu a situação e deu o prazo de 15 dias para que o prefeito e controlador se manifestarem sobre as irregularidades apontadas pela Diretoria de Contas.
Justiça Eleitoral faz reunião com candidatos em Mamborê
A Justiça Eleitoral da Comarca de Mamborê marcou audiência para esta quinta-feira (10) com coordenadores de campanha eleitoral, presidentes de partidos, e candidatos a prefeito, vice-prefeito, e vereador do município e de Boa Esperança para discutir as Eleições Municipais. Até ontem não havia sido confirmado o local da reunião, que a princípio deverá ser realizada no Fórum Eleitoral. O encontro será para retirar dúvidas sobre os envolvidos no processo eleitoral deste ano.
Dito e Escrito
Vamos estar de olho fiscalizando para coibir esta prática.
José Pereira Pio de Abreu Neto, promotor da 116ª Zona Eleitoral da Comarca de Engenheiro Beltrão, ao comentar recomendação encaminhada a partidos políticos sobre descarte de santinhos em vias públicas nestas Eleições.