Audiência Pública
O clic é de terça-feira à noite, da audiência da Câmara dos Vereadores. O encontro, na Casa da Cultura, foi para discutir a implantação de logradouros públicos no lago da Usina Mourão. Aguardava–se uma reunião bastante polêmica, com discussões acaloradas. Porém, tudo ocorreu tranquilamente. O que se notou, foram muitas informações desencontradas. Resolvido mesmo que é bom, nada ficou. A reunião foi solicitada pelo vereador Sidnei Jardim (PPS).
Audiência Pública2
A audiência contou com representantes de diversos segmentos. De acordo com o chefe do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Paulo Tanahaki, está previsto no plano de manejo do lago, a abertura de logradouros públicos no local. Porém, segundo ele, a prefeitura é quem deve tomar frente. Tanahaki afirmou, inclusive, que os loteamentos no local foram feitos clandestinamente. No entanto, o vereador Eraldo Teodoro (PMDB), que tem, inclusive, um terreno em um dos loteamentos contestou a informação. Ele disse que os lotes não são clandestinos não, tiveram autorização para implantação.
Empurra-empurra
Pelo que parece a instalação de logradouros públicos na Usina tornou-se um jogo de empurra-empurra. Ou seja, ninguém toma frente de nada. O secretário de Obras e Meio Ambiente do município, José Marins, disse que para a implantação de logradouros no lago, é preciso que se realize um estudo aprofundado no local. Segundo ele, o assunto exige estrutura e principalmente, estudos ambientais.
Fala do presidente
O presidente da Associação dos Moradores do Parque Lago Azul, João Dissenha, está preocupado com a instalação de logradouros no lago da Usina. Segundo ele, não há pessoas para fiscalizar e controlar a entrada de pessoas. Não sou contra abrir logradouro público na usina, mas no máximo dois. Quero que abra logradouro, mas desde que seja controlado, afirmou. Segundo ele, a preocupação maior é com a segurança e meio ambiente no local. E ele não está errado, né?
Acesso fácil
Para encerrar o assunto, o comandante do Corpo de Bombeiros de Campo Mourão, capitão Leandro Calegari, afirmou que a abertura de logradouro público no local, facilitaria a entrada dos Bombeiros no lago para treinamentos. O Corpo de Bombeiros necessita de um descedor público. Seria mais fácil para acesso, afirmou.
Marla no DER
A deputada estadual, Marla Tureck (PSD), participou de uma reunião no início desta semana, com o diretor geral do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), Paulo Roberto Milani. O encontro foi para discutir a viabilização do trevo de acesso a Tyson Foods. Segundo a deputada, a empresa tem uma grande importância para Campo Mourão e região. Atualmente a Tyson é uma das maiores geradoras de empregos na cidade. Marla deverá formalizar o pedido junto a secretaria da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul.
Dito e Escrito
O limite do consenso vai até a legalidade
João Ricardo Barbosa Rissardo, chefe da Seab de Campo Mourão, ao se referir à abertura de logradouros públicos no lago da Usina Mourão.