Bafafá pelo Trânsito
Ontem foi dia de discutir o trânsito em Campo Mourão. A reunião foi convocada pelo novo comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar, Wanderley de Castro. O encontro que é assunto das paginas da TRIBUNA, rendeu muito ‘bafafá’. Em ano de eleição, nada melhor do que promover a cobertura da imprensa para atrair políticos. Isso foi o que aconteceu. Só de vereadores, apareceram seis, tanto da base de apoio ao prefeito como representantes da oposição. Bateram cartão Sidnei Jardim, Eraldo Teodoro, Edoel Rocha, Elton Borges, Nelita Piacentini e José Pochapski.
Carga e descarga
E não ficaram quietos não: de prováveis soluções a alfinetadas foi ‘um pulinho’. Começando pelo presidente da Casa de Vereadores, Eraldo Teodoro. Segundo ele, o problema da carga e descarga no centro da cidade tanto é problema dos comerciantes como da prefeitura. Segundo ele, por lei, os comerciantes precisam deixar uma porcentagem do terreno para ser usado como carga e descarga. Mas quando é liberado o documentação – chamada habite-se – simplesmente é fechado aquele espaço e usado como mais uma loja.
Carga e descarga II
Apesar do erro ser de quem constrói, Eraldo não isentou a prefeitura não. Ele aproveitou para deixar claro que um pouco de fiscalização já resolveria, pelo menos, essa questão. O reabastecimento dos bancos também foi alvo das críticas do vereador. Para ele seria imprescindível que os bancos reservassem um espaço interno para isso.
Elogios
Mas os vereadores não foram somente críticas. E o elogio partiu de quem mais gosta de apontar os erros. Sidnei Jardim comentou que nunca viu um movimento tão grande, com tantas lideranças da prefeitura, Policia Militar e outros juntos por uma causa. Bom, depois das mortes recentes, acho que estava na hora né?!
Prefeito escritor
Hoje às 20 horas acontece o lançamento do primeiro livro de João Carlos Klein. Isso mesmo, o prefeito de Peabiru conseguiu encontrar um tempinho na agenda e junto com outros três autores – Arleto Rocha, Luiz Bassi e Wanderley Mafra -, escreveu a história de vinte famílias pioneiras. A solenidade acontece no Salão Paroquial de Peabiru. Segundo ele, os projetos literários estão apenas começando. Olha que pode estar aí mais um seguidor do ex-prefeito de Goioerê, Antonio Sena.
Protesto de um lado…
Ontem foi dia de greve em favor da Educação. O movimento foi organizado pela APP Sindicato e teve adesão de praticamente todos os professores do Estado. Ônibus partiram de todas as regiões para a capital Curitiba, onde tinham um encontro marcado com o governador Beto Richa. O principal pedido é que seja pago o Piso Nacional a todos os docentes do Paraná, R$ 1.451,00, mais os retroativos de janeiro a março.
…. medo de outro
Com a ameaça de que seja elevado o salário da rede estadual, o medo dos prefeitos é que essa ‘ideia’ ganhe força nos municípios. De acordo com uma pesquisa feita pela Associação dos Municípios do Paraná, 51% das cidades que já elevaram salários não atingiram valor previsto na lei.
A pesquisa
De acordo com o levantamento, feito com uma amostra de 121 cidades, 35% das prefeituras cumprem o valor estabelecido pela Lei do Piso. Das cidades que não garantem o piso, 51% já concederam reajuste em 2012, mas, mesmo assim, estão abaixo do valor previsto. A pesquisa conclui que o grande volume de gratificações de incentivo à docência e a dispersão na formação dos professores são as razões que dificultam que as prefeituras cumpram todos os dispositivos da lei.
Dito e escrito…
Não vamos medir esforços para garantir um ensino de excelência no Paraná
Beto Richa, governador do Paraná, no mesmo dia em que se reuniu com a categoria por conta da paralisação.