Câmara de Fênix tem nova eleição para presidente

Um fato polêmico marcou a Câmara Municipal de Fênix na última semana. Os vereadores tiveram de realizar uma nova eleição para escolha da presidência. É que na eleição realizada no dia 1º de janeiro houve empate entre os vereadores Cilso Benedito Estefani (PDT) e Sidney Candido da Silva (PSD) e como critério de desempate venceu o vereador mais velho, no caso Estefani. Porém Silva não concordou com o resultado e recorreu. Ele protocolou requerimento na Câmara solicitando uma nova eleição e entrou também com um mandado de segurança na Justiça. A Câmara demorou para levar a matéria ao plenário porque não havia urgência na discussão. O caso seria colocado em pauta nos próximos dias. Porém o juiz da Comarca se antecipou ao Legislativo determinando ao presidente da casa a realização de uma nova eleição. A votação ocorreu na última quarta-feira e, Estefani, eleito na primeira eleição, venceu novamente na segunda por 5 votos a 4.

Ex-prefeita contesta sucessor e fala em mediocridade

A ex-prefeita de Iretama, Filó Saab (PDT), rebateu informações divulgadas pelo prefeito Wilson de Assis (PP) em um jornal de prestação de contas da administração, divulgado no município este mês e disse que ele foi medíocre ao divulgar informações distorcidas sobre a situação o pátio de máquinas.  Apesar de o informativo trazer que a ex-gestora deixou dívidas nas contas municipais, filó sustentou o contrário, disse que entregou a prefeitura com cerca de R$ 2,5 milhões em caixa. A ex-prefeita, que pediu respeito ao adversário político, disse ainda que quando assumiu o município, não ficou apontando o que as outras administrações fizeram ou deixaram de fazer. (…) Espero que a administração cresça com seus próprios esforços, falou. Ela explicou que as fotos das máquinas divulgadas pelo atual gestor, em que apontam o pátio sucateado, eram na verdade equipamentos inutilizáveis já deixados por gestores passados.

Quadro definido

A eleição suplementar para escolha de prefeito e vice no município de Moreira Sales está com o quadro de candidatos definido. Vai disputar o pleito, a esposa do ex-prefeito de Moreira Sales, Hugo Berti (PSD), Magali Berti (PDT), que tem como vice, Daniel Pacor (PSC) contra Rafael do Prado (PMDB) e seu vice, o vereador Tiago Albano de Melo (PSB). Vale lembrar que o vice de Magali já tinha sido candidato a vice-prefeito na chapa de Hugo Berti, nas eleições de outubro. A eleição será no próximo dia 5 de junho.

Campanha liberada

E conforme o calendário de Eleições da Justiça Eleitoral, os candidatos estão liberados a iniciar a propaganda eleitoral no município a partir de hoje até o dia 1º de junho, três dias antes da votação. A diplomação dos eleitos está prevista para o dia 23 de junho.  A aposta é em uma campanha acirrada, considerando o histórico de rivalidade entres os dois grupos políticos. 

Dito e Escrito

Que triste ver um senador do Paraná, tentando contribuir para que tudo continue como está (…). O senador alega abuso de autoridade, mas a pergunta é: Quem está abusando de quem? E o povo, quem os representa verdadeiramente?

Gilson Martins (PP), vereador de Boa Esperança, ao criticar o senador Roberto Requião (PMDB), o relator de proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que altera a Lei de Abuso de Autoridade. Mudança poderá afetar a Operação Lava Jato.