Comissão da iluminação pública se reúne hoje
A Comissão Especial (CE) da Câmara de vereadores de Campo Mourão, que apura as obras de iluminação pública rebaixada em postes republicanos, se reúne nesta terça-feira às 14 horas para análise do relatório final dos trabalhos. O Promotor de Justiça do município, Marcos José Porto Soares já se antecipou à investigação da CE e ajuizou uma ação civil pública contra o ex-prefeito Nelson Tureck (PSD) pela qualidade do serviço. Segundo ele, praticamente nada se aproveita da obra, que oferece, inclusive, risco de vida aos moradores. A comissão é composta pelos vereadores: Edson Battilani (presidente), Elvira Schen (relatora), Antonio Machado, Jorge Pereira e Nelita Piacentini. O vereador Luiz Alfredo da Cunha Bernardo (PT do B) foi quem solicitou a investigação. E coisa boa não vem por aí…
Augustinho Vecchi: de prefeito a criador do Carneiro no Buraco
Responda rápido: O que tem haver o Carneiro no Buraco, prato típico de Campo Mourão, com o ex-prefeito Augustinho Vecchi. Acertou quem disse que foi na gestão dele que houve a primeira edição da festa, que neste ano completou 25 anos. Durante este período, o evento cresceu muito a ponto de ficar reconhecido nacionalmente, atraindo pessoas de diversas partes do Brasil e até de outros países. Ex-prefeito do município, nas gestões de 1968/69; 1977/83 e 1989/92 e idealizador da iguaria junto com Toni Nishimura (falecido), Vecchi jamais imaginou que o Carneiro no Buraco se tornaria o que é hoje. O Carneiro no Buraco é um dos meus orgulhos, diz ele, que sancionou a lei instituindo a iguaria como prato típico da cidade.
Prato surgiu em reunião de prefeitos em Ubiratã
O ex-prefeito, que ficou marcado para a história de Campo Mourão como o gestor que desenvolveu toda a infraestrutura do município, lembrou que a ideia do prato típico foi definida em uma reunião de prefeitos em Ubiratã em meados de 80. A ideia era que cada município inventasse algo para difundir o nome da cidade. Então surgiu a ideia de cada cidade criar o seu prato típico. E eu já tinha na mente fazer o Carneiro no Buraco porque eu e o Toninho [Toni Nishimura], já estávamos conversando sobre este prato. E deu certo, comentou. O Carneiro no Buraco foi oficializado como prato típico de Campo Mourão em 1990. A 1ª festa foi realizada já no ano seguinte. Na primeira edição foram servidos 70 tachos, para cerca de 4,2 mil pessoas. Na foto, Vecchi e Toni Nishimura na abertura do tacho número 1, durante a primeira festa do Carneiro no Buraco realizada no município.
Dito e Escrito
Uma festa você pode fazer em outro momento. Já as nossas ruas não podem esperar. A população já não aguenta mais a situação como está.
Claudinei Antonio Minchio (PT), prefeito de Peabiru, ontem, à TRIBUNA, sobre a suspensão da festa do Carneiro ao Vinho, prato típico do município.