Esposa de ex-prefeito pode disputar eleição em Moreira Sales
Com a definição das eleições suplementares para prefeito para o dia 4 de junho no município de Moreira Sales, os grupos políticos da cidade vêm se movimentando para a definição dos seus candidatos. E a novidade para o pleito deverá ficar por conta da esposa do ex-prefeito Hugo Berti (PSD), Magali Berti (PDT), que poderá concorrer a prefeitura. Ele foi eleita vereadora do município nas Eleições de 2 de outubro e já manifestou interesse pela disputa. Além dela há outros dois pré-candidatos: o ex-vereador Rafael Brito do Prado (PMDB), que disputou a eleição contra Berti e o ex-vice-prefeito Ari Fodra (PSDB), que também se elegeu vereador. Rufem os tambores…
Alerta
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) encaminhou alerta de gastos ao município de Engenheiro Beltrão em razão da extrapolação de gastos do limite de despesa com pessoal, conforme constatado em junho do ano passado, ainda durante a gestão do ex-prefeito Elias Lima (PSD), segundo o TCE. Como o prefeito agora é Rogério Riguetti (PMDB), o Tribunal deu a ele, o prazo de 15 dias para apresentação de contraditório. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) estabelece o teto de 54% e de 6% da Receita Corrente Líquida para os gastos com pessoal. Portanto Rigueti que segure as pontas.
Reajuste
A Câmara Municipal de Nova Tebas autorizou e o prefeito Clodoaldo Fernandes dos Santos (PSC) sancionou lei reajustando em 6,28% o salário dos servidores públicos municipais. O aumento vale para a partir do dia 1º de maio. A reposição só não vale para agentes de endemias e conselheiros tutelares, cujos vencimentos já foram reajustados em fevereiro e março, respectivamente.
Prefeitura faz só meio expediente nesta quinta
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), publicou decreto determinando meio expediente na prefeitura nesta quinta-feira (13) em decorrência do feriado de Páscoa. Portanto, as repartições públicas funcionarão só das 8 às 13 horas, sem horário de almoço. A medida não atinge o posto de saúde 24 Horas, divisão de transportes de Saúde, e cemitério municipal. O expediente normal será retomado na próxima segunda-feira (17).
Parlamento Brasil-Itália
O deputado federal, Rubens Bueno (PPS) foi eleito nessa terça-feira presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Itália. Cidadão italiano, Bueno já é membro do colegiado, cujo objetivo é fortalecer os laços de cooperação entre os dois países em todas as áreas. Bueno disse que pretende retomar acordos internacionais com a Itália que estão paralisados, como o que estabelece que a carteira de motorista tenha validade em ambos os países. Segundo ele, a matéria já tem pareceres dos ministros das Cidades e das Relações Exteriores e falta o do ministro da Justiça para voltar para a Câmara para a ratificação. Atualmente, moram no Brasil cerca de 30 milhões de italianos.
Carne Fraca
O deputado estadual Marcio Nunes (PSD) participou nessa terça-feira de audiência pública no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Paraná para debater os reflexos e impactos da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal. A operação apura suposto esquema de fraude na produção, fiscalização e comercialização de carnes no Estado. O encontro foi proposto pela Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, da (Alep) e buscou esclarecimentos técnicos sobre a operação. É um assunto muito importante que deve ser debatido para sanar dúvidas existentes, falou o deputado.
Dito e Escrito
Servimos a população e sabemos que ela precisa de nós, mas queremos no mínimo ter a reposição [da inflação].
Dione Clei Valério, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Campo Mourão (Sindiscam), ao comentar que greve é a última coisa que o sindicato quer.