“Ficha Limpa” em Iretama
A Câmara de Vereadores de Iretama revogou na quinta-feira, em primeiro turno, por 8 votos a 1, o artigo 5º A, do projeto de lei municipal nº 001/2011, que trata sobre a lei da Ficha Limpa no município. A votação em segundo turno será realizada no dia 5 de março. A lei já havia sido aprovada em dois turnos por unanimidade no fim do ano passado e publicada no órgão oficial do município nos dias 17 de dezembro e 28 de janeiro. O presidente da Câmara, Erotides Manoel de Matos (PSD), alega que os demais vereadores voltaram atrás porque foram pressionados pelo padre Pedro Liss. Eles e o pároco negam a acusação.
Sessão tranquila
Apesar de o assunto ser polêmico, a sessão na Câmara até que foi tranquila, segundo informações. Apenas teve bate-boca entre vereador. De acordo com nossas fontes, o Legislativo ficou lotado. Para o presidente da casa, os vereadores ‘cometeram injustiça com o povo’. A Ficha Limpa beneficia o povo. Para mim foi um baque a revogação, completou Matos. É, e olha que depois de tudo isso teve vereador por lá dizendo ainda que foi injustiçado pela maneira como a imprensa divulgou a notícia. Pode isso?
Reeleição na Comcam
O clic é de ontem de manhã, durante reunião da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). O prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio (PPS) foi reeleito por unanimidade para continuar por mais este ano na presidência da Associação. Cerca de 17 prefeitos participaram da reunião que elegeu D’Alécio. A eleição aconteceu sem o registro de chapa. E olha que não foi por falta de prazo, hein? Os interessados tinham até uma hora antes do pleito para inscrever chapas.
Segurança pública
E quem também esteve na Comcam ontem, foi o deputado estadual, Douglas Fabrício (PPS). O parlamentar anunciou que o secretário estadual de Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, deverá participar de uma audiência com os prefeitos nos próximos dias. Vamos trazer o secretário aqui para discutir sobre a segurança pública na região. Sei de municípios que hoje o efetivo policial vem diminuindo. E a segurança pública foi uma promessa de campanha do Governador [Beto Richa], cobrou o deputado. A data para a visita do secretário ainda não foi definida. É, quem não chora não mama, né?
Encontro do PV
O pré-candidato a prefeito de Campo Mourão pelo Partido Verde (PV), José Turozi (PV), participou na tarde de ontem, de um encontro do partido em Curitiba. O assunto da pauta: as eleições municipais deste ano. Nomes de peso do PV, como a deputada federal Rosane Ferreira – presidente estadual do grupo-, o deputado estadual Rasca Rodrigues, entre outros, participaram do encontro. Turozi, que é também coordenador do partido na região de Campo Mourão, disse a este que vos escreve que está firme em sua pré-candidatura. Estou visitando as lideranças, organizando grupos de apoio, fazendo ações de trabalho e visitando bairro a bairro, afirmou ele.
Sessões online
A Câmara de Vereadores de Mamborê abre a partir desta segunda-feira, as sessões ordinárias do ano. E para iniciar os trabalhos com o pé direito, uma novidade: as sessões serão transmitidas a partir de agora via online. Ou seja, a pessoa nem precisa sair de casa para assistir aos encontros. Basta acessar o site da Câmara www.cmmamabore.br.gov.br e pronto. Você acompanha as sessões ao vivo em um piscar de olhos. Ops, em um clique.
Primeira da Comcam
Na região da Comcam, segundo informações, a Câmara de Mamborê será a primeira a implantar o sistema de transmissão. Na verdade, o Legislativo já possui todos os apetrechos, como sistema de gravação e áudio, utilizados até então apenas como arquivo das sessões do Legislativo. Na região existem algumas Câmaras que transmitem apenas o áudio. Ah essa era da comodidade, hein?
Dito e Escrito
A Comcam não se afirma sem a união dos prefeitos. A presença e a força dos prefeitos é que faz os resultados.
Fabio D’Alécio (PPS), prefeito de Ubiratã, ao comentar sobre sua reeleição à presidência da Comcam.