Fim da greve?
Parece que a greve das Universidades Federais está mesmo chegando ao fim. Uma reunião às 9 horas no Campus da UTFPR vai votar se eles mantém ou não a paralisação que já dura mais de 120 dias. No Paraná são 12 campi e apenas Curitiba, Campo Mourão e Toledo ainda estavam paralisados. No final da tarde saiu a decisão da capital encerrando o movimento. Hora de voltar às aulas depois de longas férias indesejadas. Na última quarta-feira (12), uma reunião que prometia ser simples, debatendo apenas assuntos locais da UTFPR já havia esquentado.
Vila Guarujá
Foram publicados no último órgão oficial do município os nomes que irão compor a comissão para acompanhamento dos trabalhos de Regularização Fundiária da Vila Guarujá. O problema lá é antigo, há mais de 30 anos que os moradores esperam uma solução, pois bairro já foi até motivo de ação do Ministério Público por improbidade administrativa. No final do ano passado, um contrato entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura deu novo ‘alento’ à população e agora a nomeação da comissão pode ser uma ‘luz no final do túnel’. Resta saber o que sai antes: a regularização da Vila Guarujá ou a Boiadeira.
Propaganda exagerada
Os mourãoenses andam irritados com a quantidade de cavaletes espalhados por candidatos a vereadores e prefeitos pelas ruas da cidade. As propagandas políticas se amontoam, principalmente nas esquinas. Ontem à tarde uma mulher com problemas de visão disse que anda com muito cuidado para não tropeçar nos cavaletes. O pior é que os candidatos parecem querer competir até no tamanho dos santinhos, que viram santões pelas ruas. É se tamanho não é documento, o povo ‘tá’ certo mesmo em reclamar.
Agenda cheia e muitos pedidos
Para quem pensa que vida de candidato é fácil, as fotos dos três prefeitáveis – José Turozi, Regina Bronzel e Tauillo Tezelli – antes da campanha e agora estão aí para provar que não é bem assim. Os quilos perdidos denunciam as longas caminhadas pelos bairros. E se lá eles recebem muitos pedidos, isso não é muito se comparado às entidades que aproveitam para cobrar compromissos para a próxima gestão.
Sindicato Empresarial
Um dos últimos encontros deste aconteceu no Senac. Várias entidades empresariais também apresentaram reivindicações aos candidatos. O Sebrae, por exemplo, pediu a implementação das medidas prevista na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Já o Sindicato dos Contabilistas (SinConCam) solicitou a agilização na liberação de Alvará de Licença pela Prefeitura. Também foi requerido o cumprimento das reais funções da Tecnocampo. E se a lista já não fosse longa, eles acrescentaram o pedido de um terreno perto do Detran para um centro de entidades empresariais, de classe e da comunidade.
Capacitação no TCE
Na segunda-feira (17) começa um amplo programa de capacitação para gestores e servidores públicos paranaenses para o atendimento à Lei de Acesso à Informação Pública. De acordo com o conselheiro Fernando Guimarães, o próprio TCE já adotou uma série de medidas para se adequar à lei. O curso será na modalidade virtual e é voltado para gestores e servidores de todas as esferas da administração pública no Paraná. As inscrições são gratuitas e estão abertas no site do TCE.
Dito e Escrito
O acesso à informação é um direito do cidadão e uma ferramenta essencial para o exercício do controle social do gasto e das políticas públicas.
Fernando Guimarães, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado sobre o curso oferecido pelo TCE