“Juquinha” é eleito prefeito de Altamira do Paraná
O vereador José Amaro Bitencourt Filho (PSD), o Juquinha Amaro, foi eleito ontem, por unanimidade, pela Câmara como novo prefeito de Altamira do Paraná. A eleição, indireta, foi realizada às 18 horas, durante sessão extraordinária do Legislativo. Tudo ocorreu tranquilamente. Apenas a chapa de Juquinha Amaro foi inscrita. Seu vice é o vereador José Carlos de Souza (PR), o Zé da Copel. O vereador estava como prefeito interino em Altamira desde o dia 15 dezembro. Ele assumiu o lugar do ex-prefeito João Paulo Klipe (PSB) e seu vice, Oscar Hayakawa, afastados por abuso do poder econômico nas Eleições de 2008. Klipe tinha até 45 dias para tentar o retorno ao cargo, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o apelo do ex-prefeito. Ele pode ainda recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fora dos planos
A eleição de Juquinha Amaro à prefeitura foi, aliás, algo que estava fora de seus planos. Ele é vereador no município por cinco mandatos, este ano completaria 20 anos como legislador. Filho disse a este que vos escreve jamais ter se imaginado comandando a prefeitura. Jamais, um dia, pensei ser candidato a prefeito. Mas a situação agora é outra. É uma necessidade, falou. O vereador acredita que não terá dificuldades para administrar o município. O quadro de funcionários da prefeitura é formado por pessoas de capacidade. Acredito que vamos fazer um bom trabalho, completou.
Eleição da Comcam
A eleição para escolha da nova diretoria da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) foi marcada para o próximo dia 24, às 10 horas na sede entidade. Somente prefeitos que estiverem em dia com a Comcam poderão participar do pleito. Segundo o edital, publicado nesta TRIBUNA de domingo, os interessados em disputar a eleição podem inscrever chapa até uma hora antes da votação. O atual presidente é o prefeito de Ubiratã, Fábio D’Alécio (PPS). Pelo estatuto da entidade, o presidente é eleito apenas para um ano de mandato. No entanto, alguns prefeitos têm demonstrado interesse para que D’Alécio continue no comando. E a pressãozinha deu certo, viu? Ele concorrerá a reeleição.
Curso para políticos
E por falar em eleições, o Democratas (DEM) de Campo Mourão realiza a partir do dia 12 de março, um curso de preparação para pré-candidatos a vereadores pelo partido. O evento terá quatro módulos. O objetivo, segundo o presidente do DEM, Nery José Thomé, é preparar os pré-candidatos que farão campanha pelo DEM para não cometerem erros. Eles receberão orientações sobre prazos e normas da Legislação Eleitoral, prestação de contas e assistirão a palestras sobre o papel do vereador. Thomé informou que o DEM terá chapa completa para vereadores nestas Eleições. Segundo ele, são pelo menos 20 nomes que entrarão no páreo.
Primeira reunião
A presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Dina Cardoso, prefeita de Farol, realiza nesta quinta-feira de manhã, sua primeira reunião como presidente da entidade. O encontro será na sede do Ciscomcam e reunirá os servidores do consórcio. A prefeita se apresentará ao quadro de funcionários. A intenção é conhecer melhor os integrantes da equipe e suas funções. Os convidados assistirão também a uma palestra motivacional com o filósofo João Batista Beltrame, o popular Joba. Serão definidas ainda metas da gestão executiva para o exercício deste ano.
17 anos do Teatro
A inauguração do Teatro Municipal de Campo Mourão completou ontem, exatos 17 anos. Na época, a solenidade contou com a presença do presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e do governador Jaime Lerner. Foi a segunda visita de um presidente da República à Campo Mourão. O primeiro foi o general João Figueiredo em 4 de novembro de 1982. FHC apresentou uma palestra no Colégio Estadual Dom Bosco, abrindo o ano letivo e em seguida participou da solenidade de inauguração do Teatro. As obras do Teatro foram iniciadas em 1992, na administração do ex-prefeito Augustinho Vecchi.
PPS Nacional
O clic é desse fim de semana. Na foto, os mourãoenses, deputado estadual Douglas Fabrício (PPS) e Marilda Zarpellon, com o deputado federal Rubens Bueno (PPS). Eles participaram do encontro do Diretório Nacional do partido, em Brasília. Na ocasião foi eleita a nova Comissão Executiva para o biênio 2012/2013, que será presidida pelo deputado federal de São Paulo, Roberto Freire (PPS), último à esquerda. Douglas e Marilda são membros do diretório nacional.
Dito e Escrito
Eu só conversei com eles [os vereadores] apenas questionando. Questionar é uma coisa pressionar é outra coisa.
Pedro Liss, padre da paróquia Santa Rosa de Lima em Iretama, ao dizer que não pressionou os vereadores do município a revogarem a lei da Ficha Limpa na cidade.