Mesmo com CPI arquivada, TCE aceita denúncia contra ex-prefeito
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) aceitou denúncia contra o ex-prefeito de Juranda, Bento Batista (PSDB) por supostas irregularidades em licitações para aquisição de peças, acessórios e serviços para a manutenção da frota municipal. A representação foi proposta pela Câmara Municipal a partir de cópia de documentos referentes à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) contra o gestor, instaurada em julho do ano passado. Bento é acusado de irregularidades em três licitações. O TCE aceitou a denúncia mesmo após a CPI ser arquivada pelo Legislativo.
Elementos suficientes
Para o Tribunal de Contas, os documentos apresentados na denúncia são suficientes para permitir a verificação da existência de condutas do ex-gestor. O TCE deu a Bento o prazo de 15 dias para apresentar defesa contra as acusações.
A denúncia
Em julho de 2016 a Câmara Municipal de Juranda aprovou por 7 votos a 1 de uma CPI contra Bento por suposto superfaturamento em três licitações, duas realizadas em 2013 e outra em 2014 para aquisição de peças da frota municipal. O requerimento com as denúncias contra o ex-prefeito foi apresentado pelos vereadores Claudemir Hernandes (PMDB), José Molina Netto (PT) e Remi Waldemar Welz (PSC). No entanto a CPI acabou arquivada. Alegando perseguição política, Bento negou na época as acusações e acionou a CPI na Justiça por constrangimento. O ex-prefeito justificou também que o município já tinha comprovado através de Comissão de Sindicância que não houve irregularidades de superfaturamento nas licitações ou emissão de notas frias, conforme as acusações.
Prestando contas
O clique é de quinta-feira, da prestação de contas do deputado federal, Rubens Bueno (PPS), no município de Farol. O parlamentar cumpriu uma agenda de visita a vários municípios da região na última semana, inclusive em Campo Mourão. Em Farol, Bueno foi recebido pela prefeita Angela Kraus (PSDB), a prestação de contas foi feita na sede do Cras da cidade. O deputado destinou emendas para o município para aquisição de uma retroescavadeira e um trator. Só temos que agradecer o deputado Rubens, por sempre estar visitando o nosso município. Mesmo não tendo uma votação expressiva na ultima eleição, ele é um dos nossos parceiros, e sempre que pode, ajuda o nosso povo, disse Angela.
Dito e Escrito
É um absurdo. O Tribunal de Contas que venha ver a obra, quem autorizou, quanto foi feito, e porque não concluída.
Nelson Tureck (PEN), ex-prefeito de Campo Mourão, ao comentar, ontem, à TRIBUNA, processo de tomada de contas extraordinária do TCE, que determinou a ele a devolução de mais de R$ 159 mil por obra abandonada.