Morre ex-prefeito de Roncador

Morreu na manhã de ontem, por volta das 10 horas, aos 85 anos de idade, o ex-prefeito e pioneiro de Roncador, Isidoro Puretz. Ele é pai do também ex-prefeito, Eliseu Puretz. Segundo informou o filho a este que vos escreve, Isidoro morreu de problema cardiorrespiratório. Ele será velado na Câmara Vereadores. O sepultamento será hoje, às 13 horas, informou Eliseu. O prefeito, da cidade, Aguinaldo Luis Chichetti (PSB), decretou luto oficial de três dias.

Morre ex-prefeito de Roncador 2

Isidoro foi prefeito de Roncador de 69 a 72. Na época o mandato era de três anos. Ele foi também vereador. Pioneiro, chegou à cidade na década de 60 e acompanhou o desenvolvimento do município. Meu pai contribuiu e muito para a cidade chegar a ser o que é hoje. Aprendi muito com ele, disse Elizeu a este colunista.

Hospital aberto

E por falar em Roncador, uma boa notícia para o município. É que a 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão autorizou o funcionamento do hospital municipal. Até então o município estava sem hospital há mais de dez anos. Os pacientes do município estavam sendo encaminhados à Iretama para atendimentos mais simples. E quem tirou um peso das costas foi o prefeito Aguinaldo Luis Chichetti.

Curso de motivação


Em Mamborê, os cerca de 600 funcionários públicos do município, participaram na segunda-feira, durante todo o dia, de um curso de motivação. O evento, com oito horas de duração, foi dividido em duas etapas. O objetivo, segundo o prefeito Ricardo Radomski (PSD), é fazer com que o funcionário esteja mais preparado para atender o público.  O funcionário motivado desempenha o trabalho com muito mais qualidade, disse. Durante o evento os servidores responderam a um questionário,  fazendo uma avaliação geral da administração e do próprio trabalho na prefeitura. Eles receberam também um manual com diversas dicas de atendimento ao cidadão.

MP x prefeito

O prefeito de Barbosa Ferraz, Arquimedes Gasparotto (PMDB), já deve mesmo é estar de cabeça quente. É que ontem, a Promotoria de Justiça do município travou nova briga com a prefeitura. Desta vez, encaminhou à secretaria municipal de Saúde, uma recomendação para coibir a prática de encaminhamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a clínicas particulares. Segundo a promotoria, a prática vinha sendo comum na cidade. Arquimedes é claro, não gostou nada da notícia. Não estou fazendo nada de errado, justificou a este que vos escreve. Só bronca, hein?

Audiência pública

Hoje terá audiência pública da Câmara de Vereadores, na sede Comcam. O evento, marcado para as 16 horas, para discutir sobre as áreas localizadas no entorno da UTFPR e da Fecilcam, promete ser bem polêmico, já que discutirá também a aprovação do plano diretor do município. De acordo com Lidia Mizote, membro da Agenda 21 Local, a lei do Plano Diretor foi aprovada em setembro, promulgada em março, mas até agora ainda não foi publicada. Segundo ela, está um problema sério.

Lei do Perímetro Urbano

Conforme Lidia está escrito na lei do perímetro urbano que a área de loteamento próximo as universidades, é considerada área de expansão do Campus. Estas áreas, explicou ela, só poderiam ser ocupadas mediante o parecer do Conselho da cidade e aprovação da Câmara de Vereadores. No entanto, como a lei do plano diretor ainda não foi publicada, as ocupações estão acontecendo por meio de decretos. Se em setembro já estivesse sido publicada a lei pela Câmara, inúmeros terrenos vendidos não poderiam ser ocupados. E agora como um monte de gente já comprou. O que fazer, questionou. 

Dito e Escrito

Com ele aprendi a fazer a boa política.

Eliseu Puretz, ex-prefeito de Roncador, ao lamentar, ontem, à TRIBUNA, a morte do pai, Isidoro Puretz.