Paraná sem corrupção
O Ministério Público (MP) de Mamborê realiza hoje uma palestra no Centro Cultural, Professora Emília Martins Cruz. O evento está programado para as 14 horas e faz parte do Movimento Paraná Sem Corrupção, promovido pelo MP em parceria com o Poder Judiciário. A informação é do TR Notícias. A primeira reunião aconteceu no dia 22 de agosto, na sede no MP. Nas últimas semanas foi realizada uma série de palestras no município.
Centro da Juventude
E neste sábado Campo Mourão inaugura o Centro da Juventude Itachir Tagliari, no jardim Aeroporto. A solenidade será às 10h30. Segundo informou a assessoria de impressa do município a este colunista, a prefeitura encaminhou na segunda-feira convite para a Casa Civil e espera a participação do Governador do Estado, Beto Richa (PSDB) no evento. Mas até ontem, Richa ainda não havia confirmado se vem ou não a Camorão.
Big obra
O Centro da Juventude é uma big obra, uma das maiores já realizadas em Campo Mourão. Com 3,2 metros quadrados, o investimento é de R$ 2 milhões, verba do governo municipal e estadual. A construção começou em 2010. Para este ano, espera-se que local atenda pelo menos 600 crianças diariamente em cursos e atividades de ação social. Para o próximo ano, a meta é atender 1 mil. Mas deuzolivre rapá do céu é muita obra.
Pelói na “Isto É”
O prefeito de Rancho Ale gre do Oeste, Valdinei Pelói (DEM), foi destaque em uma reportagem da revista Isto É, nesta semana. O periódico trouxe uma reportagem especial sobre as cidades com candidatos a prefeito pelo Brasil que não têm adversários. Na revista, Pelói falou que nas cidades do interior não existem partidos políticos, mas sim grupos políticos, e que em Rancho Alegre do Oeste se conseguiu a harmonia entre esses grupos, o que viabilizou a candidatura única. Vale lembrar, que Pelói foi também, personagem de uma reportagem nas páginas desta TRIBUNA, em julho. Ao jornal, ele disse que ficou surpreso, quando a segunda via do município, anunciou desistência do pleito.
Prefeito por três mandatos
Pelói já foi prefeito no município por três mandatos, esta será sua quarta eleição. Nestas eleições terá apoio de nove partidos. Os grupos, PSDB, PMDB, PSD e PPS se juntaram a coligação já existente, DEM, PT, PDT, PP e PSC, formando a chapa União pela paz progresso. A última vez que a cidade teve candidato único, foi há 20 anos. O município terá também chapa única de candidatos a vereadores. Ao todo, 18 nomes concorrem a uma das nove cadeiras ao Legislativo. Seis são mulheres. Será eleito aquele que conquistar o maior número de votos. Isso sim é democracia, hein?
Denúncia contra prefeito
Em Engenheiro Beltrão, a Câmara de Vereadores recebeu na semana passada uma denúncia contra o prefeito Elias Lima (PSD). A bronca é ainda por causa da doação de um terreno público para a construção da sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Lima, com aprovação do Legislativo, fez a doação do terreno. A denúncia será levada também ao Ministério Público. Na época, o próprio MP da Comarca, enviou à Câmara, ofício recomendando a não doação do terreno.
O que diz a lei
No ofício encaminhado ao Legislativo, o promotor de justiça, José Pereira Pio de Abreu Neto, alegou que de acordo com o artigo 73 da lei eleitoral 9.504/97, são proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, ceder ou usar em benefício de candidato, partido político ou coligação, bens móveis ou imóveis pertencentes a administração direta ou indireta da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos territórios e dos municípios. Ou seja, qualquer doação é proibida em ano eleitoral. Ainda segundo o promotor, de acordo com a resolução nº 23.370/2011 do TSE, a distribuição gratuita de bens públicos pode ser feitas somente nos casos de calamidade pública, estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei.
Dito e Escrito
No interior não existem partidos políticos, mas grupos políticos. Nós conseguimos pacificar algumas disputas. Isto é resultado de anos de trabalho.
Valdinei Pelói (DEM), prefeito de Rancho Alegre do Oeste, à revista Isto É, ao comentar o fato de a cidade ter candidatura única nestas eleições.