Parecer favorável

Boa notícia à ex-prefeita de Campina da Lagoa, Célia Cabrera (PRTB). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu parecer favorável pela aprovação das contas dela referente ao exercício financeiro de 2015, penúltimo ano de sua gestão. O Tribunal ressalvou, no entanto, o resultado financeiro deficitário das fontes não vinculadas a programas, convênios, operações de crédito e RPPS em R$ 243 mil, valor correspondente a 0,81% das receitas. As contas seguem agora para julgamento da Câmara Municipal.

Gasto com pessoal

E tem mais alerta de gastos do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) a municípios da região. Agora o puxão de orelha foi ao prefeito de Iretama, Wilson Carlos de Assis (PP). Segundo o Tribunal, a despesa total da prefeitura com pessoal ultrapassou 48,6% da receita corrente líquida, excedendo, 90% do limite previsto na legislação. O período de apuração é referente ao primeiro semestre deste ano. O alerta serve para o gestor adotar medidas de economia para o reequilíbrio das finanças municipais. O prefeito, aliás, já tomou uma série de medidas para conter os gatos. Na semana passada, por exemplo, baixou um decreto determinando a redução de despesas com diárias, telefones, consumo de água e demais contratos em até 40%. A preocupação dele, é que com a chegada de fim de ano a receita tende a diminuir e a despesa aumentar. E se brincar, não sobra nem para as contas.

Cessão de uso

O prefeito de Luiziana, Mauro Slongo (PSD), esteve nessa terça-feira (26) em Curitiba, onde assinou junto à secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística, um termo de cessão de uso de maquinários do Departamento de Estradas e Rodagem (DER). Com isso, o DER vai emprestar ao município um caminhão caçamba e uma motoniveladora para recuperação de estradas rurais. Segundo Slongo, os equipamentos doados irão proporcionar agilidade e qualidade nos trabalhos de recuperação e readequação das estradas do município.

Posse em Juranda

O clique é dessa segunda-feira. O suplente de vereador Roberto Aparecido de Godoi (PP) foi empossado como vereador. Ele ocupou a vaga deixada pela presidente da Câmara, Amália Coltre Rodrigues dos Santos (DEM), que saiu de licença por 30 dias para tratamento de saúde. Mukeka, como é mais conhecido o novo vereador, é comerciante no município. Ele recebeu 171 votos nas eleições de outubro. O presidente em exercício do Legislativo é o vereador Paulo Henrique Pereira (PR).

Se deu mal

Após publicação de vídeo no facebook, contra o prefeito de Barbosa Ferraz, Edenilson Miliossi (PPS), aconteceu o que já era óbvio. O ex-vereador Julielton dos Passos (PP) irá receber pelo menos três processos: um do prefeito; outro do deputado estadual, Douglas Fabrício; e mais um do deputado federal, Rubens Bueno. Motivo: ele fez graves acusações contra Miliossi e envolveu Douglas e Bueno no caso. Com mais de 179 mil visualizações, o vídeo teve vasta repercussão nas redes sociais. Foi Miliossi quem confirmou ontem à Coluna que ele será acionado na Justiça. Podia ter pensado um pouco mais…

Dito e Escrito

Se as barganhas forem adiante essa Casa, que já conta com enorme desconfiança da sociedade, ficará ainda mais desmoralizada.

Rubens Bueno (PPS), deputado federal, ao alertar sobre possíveis manobras dentro da Câmara para livrar o presidente Michel Temer (PMDB), de denúncias, na Lava Jato.