Peabiru aprova lei contra nepotismo

Peabiru aprova lei contra nepotismo

A Câmara de Vereadores de Peabiru aprovou e o prefeito Claudinei Antonio Minchio (PT) sancionou a lei nº1113/2016 que proíbe o município da prática de nepotismo. A lei veta a contratação de parentes até o 3º grau do prefeito, vice-prefeito e vereadores sem a prestação e aprovação em concurso público. Proíbe também contratação até de parentes de servidores públicos. O Projeto de Lei segue a publicação da Súmula Vinculante 13 pelo Supremo Tribunal Federal, que já vem proibindo nomeações de parentes.

TSE nega recurso a prefeito e município pode ter nova eleição

O prefeito reeleito de Quarto Centenário, Reinaldo Krachinski (PSDB) sofreu ontem mais uma derrota na Justiça e poderá ficar sem assumir o novo mandato em janeiro. Após ter o registro de candidatura negado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), ele entrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com recurso especial para tentar reverter a decisão, mas teve o pedido negado pelo ministro Herman Benjamin. Caso Krachinski não consiga reverter a decisão, Quarto Centenário poderá ter uma nova eleição. O prefeito foi considerado inelegível pelo TRE devido a contas referentes ao exercício de 2006 reprovadas pela Câmara. A denúncia contra ele foi feita pela coligação adversária. O juiz da Comarca não acatou, mas foi aceita posteriormente pelo Tribunal Regional.

Reprovação anulada

Refrescando a memória, para beneficiar Krachinski, a Câmara de Vereadores do município revogou recentemente um decreto de reprovação de contas dele referente ao exercício de 2006. A decisão foi bastante questionada principalmente pela oposição política de Krachinski, que acusou o Legislativo de manobra política para beneficiá-lo, acusação negada pelo presidente do legislativo, Elizeu de Almeida (PTB). O detalhe é que a revogação do decreto foi solicitada pelo próprio prefeito, que logo após as eleições protocolou um requerimento com a solicitação na Câmara. No mínimo uma decisão bastante inusitada. E de que será que vai valer?

Prefeitos de Boa Esperança se reúnem com Beto Richa


O atual prefeito de Boa Esperança, Claudio Gotardo (PSDB), o novo prefeito eleito, Zé do Caixão (PSB), vice-prefeito Sidnei Camilo (PPS), e o vereador Gilson Martins (PP), participaram nessa quarta-feira de reunião com o Governador do Estado, Beto Richa (PSDB). Na ocasião, apresentaram demandas do município. Entre as reivindicações, solicitaram recursos para recape asfáltico da rodovia PR-486 e rodovia que liga o município ao distrito de Alto Palmital; construção de moradias, entre outros. E o novo prefeito só aproveitando para estreitar os laços com o Governador.

Dito e Escrito

Infelizmente os vereadores não aprovaram a comissão omitindo os seus deveres como legisladores.

Cristina Aparecida dos Santos (PPS), vereadora de Luiziana, ao comentar reprovação de Comissão Processante pela Câmara contra o prefeito Mauro Slongo (PDT).