Pedido de cassação
Sobre o pedido de cassação protocolado na Câmara de Vereadores de Campo Mourão, pela suplente de vereador do PPS, Silvana Damasceno Benassi, o vereador Edson Lima (PPS) não quis se manifestar sobre o assunto. A TRIBUNA publicou reportagem na semana passada sobre o caso. Silvana diz que tem três pareceres que apontam incompatibilidade entre os dois cargos ocupados por Lima, que é também gerente da Sanepar. Ela é terceira suplente do PPS e tem interesse na vaga, deixada por Pedro Nespolo (SDD), cassado em outubro do ano passado. Procurado pela Coluna, Lima disse apenas que Silvana pediu sua cassação para se “aparecer”. Para ele, ao contrário do que entende a suplente, não há incompatibilidade dos cargos.
Calendário
A Câmara de Campo Mourão deverá definir o calendário para retomada das atividades legislativas nesta quinta-feira. A informação que se tem, é que a primeira sessão ordinária do ano deve ser realizada ainda nesta primeira quinzena.
Vereador de base ataca prefeito
Em Peabiru, o vereador Claudino de Oliveira Lima (PT do B), que se elegeu na base aliada do prefeito Claudinei Antonio Minchio (PT), criticou o próprio “companheiro”. Na última sexta-feira, durante protesto de produtores rurais de um assentamento do município, em frente à prefeitura, o edil acusou o prefeito de estar manipulando o povo. “Ele disse que os produtores foram manipulados, mas isso é ele quem está fazendo”, atacou. Lima informou que esteve com Minchio durante a campanha eleitoral no assentamento, segundo ele, o prefeito tinha prometido aos integrantes do movimento estrada e saúde. “Mas não está cumprindo”, falou. O vereador, que está em seu primeiro mandato, criticou Minchio após ser impedido por um secretário municipal de questionar o prefeito sobre a situação do assentamento. Vereador da base mesmo só na teoria.
Câmara define comissões
A Câmara de Vereadores de Araruna definiu os membros de três comissões permanentes. Para a Comissão de Legislação e Redação (CLR), foram eleitos os vereadores Claudemir Ferreira (presidente); e os membros, vereadores Deivini Souza e Roberto Piemontez. Para a Comissão de Finanças e Orçamento: Natanael Faria (presidente); e membros Deivini Souza e Wagner Malaco. Por fim, para a comissão de Méritos Temáticos, foram nomeados os vereadores Davi Favaro (presidente) e Nicolau Greco e Maria Ângelo Brito como membros.
Dito e Escrito
“Infelizmente no município o vereador é mandado por secretário.”
Claudino de Oliveira Lima (PT do B), vereador de Peabiru, ao criticar o prefeito Claudinei Antonio Minchio (PT). Ele diz que o prefeito evita o diálogo com os vereadores.