Postulantes têm até segunda para registro de candidaturas
Na próxima segunda-feira, às 19 horas, encerra o prazo para o registro de candidaturas para estas eleições. Até ontem, no final da tarde, constavam no site do Tribunal Superior eleitoral (TSE) apenas os registros de sete candidatos a prefeito em seis municípios. De Campo Mourão, só o PSOL providenciou, mas ainda não aparecia no site do TSE. Goioerê foi o único município da Comcam com mais de um candidato a prefeito já com registro feito (2).
Registros por municípios
Fizeram o pedido de registro para prefeito, cujas candidaturas já aparecem para julgamento no site do TSE, Leandro Cesar de Oliveira (PPS), Araruna; Luiz Sobrinho (PROS), Campina da Lagoa; Carlos Rosa Alves (PDT), Corumbataí do Sul; Altair Molina Serrano (PMDB), Fênix; Roberto dos Reis Lima (PSD) e Pedro Antonio de Oliveira Coelho (PPS), Goioerê; e João Claudio Romero (PP), Quinta do Sol. Até o final da tarde de ontem, o TSE contabilizou no Paraná 101 pedidos para registro de candidatura a prefeito; 101 a vice; e 2.125 de vereadores. Vale lembrar que os números podem mudar a qualquer momento.
PSOL é o 1º partido a registrar candidatura em C. Mourão
O PSOL – Partido Socialismo e Liberdade – de Campo Mourão oficializou na quinta-feira a candidatura do professor Evaldo Bertoldi à prefeitura de Campo Mourão, seu vice é o estudante André Luiz Alves. Com isso, assim como na convenção eleitoral, o partido também foi o primeiro a formalizar o registro. Toda a documentação exigida pela legislação foi entregue no Fórum Eleitoral da cidade durante à tarde. Olha aí os candidatos do partido.
Prefeito culpa hackers por falha em portal
O prefeito de Peabiru, Claudinei Antonio Minchio (PT) negou que o portal da transparência do município esteja com irregularidades. Esta semana, o gestor foi notificado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), para que apresente no prazo de 15 dias esclarecimentos sobre a situação. Segundo Minchio, o problema foi que o Tribunal esteve verificando algumas funcionalidades do portal justamente no período em que o sistema da prefeitura foi invadido por hackers, no final do primeiro semestre, quando o site do município ficou fora do ar por alguns dias. Por estar fora do ar, o Tribunal levou em consideração as falhas apresentadas naquele período, falou o prefeito. Ele informou que encaminhará ao TCE a comprovação sobre do caso.
Contas reprovadas
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou em R$ 725 individualmente as duas ex-presidentes do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Nova Cantu, referente ao exercício de 2013. As multas foram aplicadas às gestoras devido à divergência de saldo no balanço patrimonial da entidade naquele ano. A prestação de contas do regime próprio de previdência social (RPPS) foi julgada irregular devido ao encaminhamento do balanço patrimonial com divergência, somada em R$ 11.487.315,07, em relação aos dados publicados pela entidade no Sistema de Informações Municipais-Acompanhamento Mensal (SIM-AM).
Dito e Escrito
Foi se o tempo que a votação da Câmara às contas do gestor não era política.
Mário Sérgio Lepre, cientista político, na quinta-feira, à TRIBUNA, ao comentar decisão do STF, de que só a Câmara de Vereadores pode tornar inelegível um prefeito que teve suas contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas.