Prefeita chama vereador de traidor
A prefeita de Farol, Ângela Kraus (PT do B), chamou o vereador Genivaldo Ferreira (PSD) de traidor. Motivo: foi ele quem fez a denúncia dos cargos comissionados na prefeitura ao Tribunal de Contas. Agora a prefeita terá que exonerar todos eles, pelo menos 85 servidores. Recomendação do próprio TC. Ele sabendo de todo o trabalho que estamos fazendo para regularizar a situação fez a denúncia ao Tribunal de Contas, criticou a prefeita. Ângela diz que não entendeu a atitude do vereador. Para a prefeita, ele quis se aparecer. E isso que é situação, hein?
Levantamento
Ângela informou que vem fazendo levantamento desde abril em todos os setores da prefeitura, pedindo aos secretários para que forneçam a necessidade de cada cargo e função nas secretarias. É que em fevereiro a prefeitura está organizando concurso público para contratação de funcionários. Segundo a prefeitura, o concurso só não será realizado ainda neste ano porque demanda custos e o orçamento da prefeitura não está dos melhores.
Para vereador, MP difamou Câmara
O vereador Luciano Soares de Souza (PSD), disse à coluna que a forma como o Ministério Público (MP) levantou acusações contra os nove vereadores da cidade, por irregularidades o uso de diárias, deixou a Câmara em descrédito com a população. Segundo ele, a promotoria está equivocada. O vereador disse que a utilização de todas as diárias foi publicada corretamente em órgãos oficiais do Legislativo. Para você ter ideia, o Tribunal de Contas passou a exigir partir de abril que as Câmaras tenham os portais da transparência. O nosso, desde janeiro já estava funcionando, falou. Hummmmmm…
TC multa ex-prefeito de Roncador
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) multou o ex-prefeito de Roncador, Aguinaldo Chichetti (PSB). No final do seu mandato ele deixou alunos da zona rural sem ônibus. Além da multa, o ex-prefeito terá que devolver R$ 5,8 mil do convênio pelos dias que o transporte não foi feito. A falta de busão ocasionou mais de seis mil faltas dos estudantes, segundo o TC. O caso levou o Tribunal a rejeitar a prestação de contas do convênio entre a prefeitura e o Estado para o transporte escolar rural.
Corumbataí do Sul
Corumbataí do Sul realiza no próximo dia 26, audiência pública para apresentação e discussão da Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício do próximo ano. A reunião será na Câmara de Vereadores do município, às 15 horas. A comunidade pode participar.
Fênix
Fênix realiza no próximo dia 3 de outubro, abertura do envelopes das empresas que participaram da licitação para transporte de resíduos orgânicos no município. O evento está marcado para as 8h45, na prefeitura. A empresa vencedora da licitação ficará responsável pelo transporte e destinação final dos resíduos sólidos domiciliares do município.
Alunos na Câmara
Nesta semana, a Câmara de Vereadores de Peabiru recebeu alunos do 4º ano da escola municipal, São José. Eles participaram de uma reunião com alguns vereadores no plenário do Legislativo. A pauta do encontro: discussão sobre acessibilidade no município. Na ocasião, vereadores conversaram com os estudantes sobre a lei de acessibilidade do município. A escola vem desenvolvendo um projeto com os alunos sobre o tema. Mais de 70 estudantes estão envolvidos nas atividades. Que beleza.
As patrulhas do campo
Encerrando por hoje, esta semana o presidente da Companhia de Desenvolvimento Agropecuário (Codapar), Tino Staniskewski, fez um balanço das patrulhas do campo no Estado. O Governo distribuiu até agora 30 patrulhas aos consórcios municipais de várias regiões. Cerca de 700 quilômetros de estradas rurais já foram recuperadas em todo o Paraná. De junho para cá, 44 municípios já receberam o conjunto de máquinas. Até o momento, 125 municípios estão aptos a receber a patrulha do campo. Ainda segundo Tino, uma estrada readequada nos moldes do programa tem durabilidade de 20 anos, apenas com eventuais manutenções periódicas. E com tudo isso, na região, só 15 dos 25 municípios aderiram o consórcio.
Dito e Escrito
Exonerou aqui, contrata lá.
Prefeita de Farol Ângela Kraus (PT do B), ao falar sobre a exoneração de cargos comissionados e concurso da prefeitura, no próximo ano.