Prefeitos da região participam de audiência com Richa
Pelo menos 7 prefeitos da Comcam participaram ontem de uma audiência com o governador do Estado Beto Richa (PSDB) no Palácio do Iguaçu. O encontro foi articulado pelo deputado estadual e secretário de Esportes e Turismo Douglas Fabrício (PPS). Na ocasião, Richa fez uma prestação de contas das ações de governo aos gestores. Entre outros prefeitos, participaram do encontro, Edenilson Miliossi (Barbosa Ferraz); Pedro Coelho (Goioerê); Angela Kraus (Farol); Suely Pereira (Rancho Alegre D'Oeste); Ismael Dezanovsk (Janiópolis); Zé do Caixão (Boa Esperança); e Julio Frare (Peabiru). Durante o encontro os prefeitos apresentaram também demandas de seus municípios.
Sindicato não descarta ir à Justiça para exoneração de comissionados
Se não houver um consenso entre o município e Sindicato dos Servidores sobre o reajuste salarial, o presidente do Sindiscam, Dione Clei Valério, não descarta ir à Justiça para que o município faça a exoneração de cargos comissionados para possibilitar o aumento à categoria. O município alega que não tem recursos. Mas para Valério a administração não está cumprindo a Constituição Federal que prevê corte de gastos em 20% dos cargos comissionados nestes casos. A administração anunciou que nos primeiros meses da gestão houve a redução de 40% nos gastos com CC’s, mas Valério não vê desta forma. Alguém tem que ser responsabilizado, pois tiraram somente dos servidores, diz. O município propôs ao sindicato a reposição dos salários em 4,75% para setembro e outubro, mas o Sindiscam quer para este mês, e retroativo a março, vencimento da data base da categoria.
TCE arquiva denúncia contra ex-prefeito da região
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) arquivou denúncia contra o ex-prefeito de Moreira Sales, Luiz Antonio Volpato (PMDB), gestão 2009/2012 pela suposta impressão ilegal de 30 envelopes oficiais do município que levavam o seu nome. A denúncia foi apresentada pelos então vereadores Daniel Pacor (PSC) e Luiz Martins (PDT), alegando que o ex-prefeito utilizou recursos públicos para promoção pessoal. Volpato negou a acusação e disse que os envelopes foram impressos pela gráfica contratada do município apenas como amostra e sem custos aos cofres públicos. Entendo que a presente representação não merece procedência porque não restou demonstrado nos autos que houve a circulação de envelopes com o nome do prefeito, haja vista que o exemplar encaminhado a esta Corte contendo o logotipo do Município e o nome da autoridade sequer continha destinatário ou carimbo dos Correios, o que corrobora a tese da defesa no sentido de que tais envelopes foram, de fato, encaminhados a título de amostra ao Município, não se confirmando a promoção pessoal do prefeito através do seu trânsito, sustentou o TCE em sua decisão.
Contas aprovadas
Boa notícia para prefeito de Ubiratã Haroldo Duarte (PSC). O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) deu parecer prévio pela regularidade da prestação de contas do município, relativa ao exercício financeiro de 2015. E sem ressalvas. As contas seguem agora para votação final da Câmara de Vereadores do município.
Dito e Escrito
Ninguém pode negar a gravidade do momento que estamos vivendo no mundo da política.
Rubens Bueno (PPS), deputado federal, ao comentar, à TRIBUNA, denúncias contra o presidente Michel Temer.