Presidente de Câmara renuncia ao cargo de vereador
Após 6 meses na presidência da Câmara, o vereador de Corumbataí do Sul, Oripes Zufa (PDT) renunciou ao cargo de parlamentar. Segundo informações, a renúncia foi protocolada na Câmara Municipal ontem de manhã. Para o afastamento do cargo, Zufa alegou problemas pessoais. A TRIBUNA tentou insistentemente falar com o parlamentar sobre o caso, mas seu celular só deu caixa postal. Ele também não retornou as ligações. De acordo com fonte do jornal, próxima ao vereador, Zufa teria deixado a cidade de ônibus de sexta para sábado sem informar qual seria seu destino.
Posse de suplente e eleição para nova presidência
A Câmara do município deverá convocar uma sessão extraordinária ainda para esta semana para empossar o suplente de Zufa, Ricardo Carvalho (PDT). Conforme o regimento interno, o Legislativo realizará também uma nova eleição para escolha da presidência. Natural do município de Engenheiro Beltrão, Oripes Zufa foi reeleito vereador de Corumbataí do Sul com 242 votos, sendo o mais votado do município. Nas eleições de 2012 ele também foi o mais votado, recebendo 166 votos. A renúncia repentina pegou os demais vereadores de surpresa.
Comissão prorrogada
O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), prorrogou por mais 10 dias a Comissão Especial que apura eventuais abusos de servidores municipais na desocupação de uma barraca de caldo de cana na praça do jardim Ilha Bela no mês de junho. Os trabalhos prosseguem agora até o próximo dia 7 de julho. Formam a comissão os servidores Maria José Pereira da Silva (presidente) e os membros Sérgio Luís Vieira e Diego Reis Pereira. A desocupação da barraca foi feita por servidores da Secretaria de Fiscalização sob alegação de que a estrutura foi instalada irregularmente no local. O caso repercutiu muito mal para a administração.
Prefeito é multado 9 dias após assumir município
O prefeito de Moreira Sales, Rafael Brito do Prado (PMDB), conseguiu ser multado apenas 9 dias após assumir a prefeitura da cidade. Porém, a multa é de 2014, quando ele ainda era presidente da Câmara. É que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), aprovou as contas deles referente ao período, mas com ressalva e aplicação de multa pelo atraso de informações ao Tribunal. O valor da multa não foi divulgado. E se serve de consolo, Prado pode recorrer.
TCE fará auditoria em prefeitura da região
O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) estará realizando auditoria em pelo menos 18 municípios do Paraná nos próximos dias referente a despesas com pessoal e regimes próprios de previdência social. E da região, a cidade de Campina da Lagoa faz parte dos investigados. A ação faz parte do Plano Anual de Fiscalização de 2017 do órgão. As auditorias serão feitas por analistas do TCE e envolverão 13 servidores. No caso de Campina da Lagoa, a auditoria será feita levantando os gastos com a folha.
Dito e Escrito
A situação é difícil, estamos com vários problemas.
Ismael Dezanoski (PSD), prefeito de Janiópolis, ontem, à TRIBUNA, ao comentar sobre os primeiros 30 dias dele como prefeito da cidade.