Renata Bueno na TRIBUNA


E quem esteve nesta TRIBUNA ontem à tarde, foi a pré-candidata a sucessão municipal em Curitiba, vereadora Renata Bueno (PPS). Ela esteve acompanhada do marido, o também vereador Juliano Borghetti (PP). Renata veio à cidade para visitar a família. Ela retornará a capital já neste domingo. Olha ela aí na foto.

Renata Bueno na TRIBUNA 2
A vereadora aproveitou para falar sobre sua pré-candidatura à prefeitura de Curitiba. Ela disse que sabe da responsabilidade, e que vê o fato como um desafio. Renata acredita que o fato de o PPS – sendo da base aliada do Governo do Estado Beto Richa (PSDB)-, ter lançado nome próprio em Curitiba, não causará desconforto na relação com o Governo, que apóia para a prefeitura, Luciano Ducci (PSB). Isso jamais poderá interferir. Se acontecer será um deslize do Governo, disse.

Encontro do PSDB
A executiva do PSDB realiza hoje em Campo Mourão um encontro suprapartidário do grupo. O evento será no Clube 10 de Outubro, a partir das 10 horas. Está confirmada a presença do presidente da Assembleia Legislativa do Paraná deputado Valdir Rossoni e do líder do governo, deputado Ademar Traiano. O encontro é organizado pelo presidente do PSDB de Campo Mourão, Marcio Nunes.

Encontro do PSDB 2
É esperada para a reunião, a participação de prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias de toda a região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Durante o evento será realizada palestra de formação política, organizada pelo Instituto Teotônio Vilela (ITV). Até junho, o PSDB deverá realizar mais cinco encontros nas cidades de Cascavel, Londrina, Cornélio Procópio, Guarapuava e, finalizando a série de onze encontros regionais, em Curitiba no dia 14 de junho. É, o clima de eleições está no ar, né?

Trote telefônico 
Agora é lei. Quem for identificado passando trote telefônico será multado em R$ 135,78. O governador Beto Richa (PSDB) sancionou nesta semana a lei 17.107/12, que estabelece punição para quem passar trote telefônico para serviços públicos de emergência. A proposta foi elaborada e aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná. O valor equivale a duas Unidades Padrão Fiscal do Paraná (UPF) e deverá ser pago pelo responsável pelo número telefônico que fez o acionamento indevido para remoções médicas, resgates, combate a incêndios, ocorrências policiais ou atendimento a desastres. 

Trote telefônico 2
Em Campo Mourão, a prática tem causado tanto transtorno, que a prefeitura já organiza uma campanha de conscientização para amenizar o problema. Na cidade, o caso é tão sério que segundo a Polícia Militar (PM), existem adolescentes que ligam para 190 só para xingar os policiais. No município, as ações da campanha deverão ser desenvolvidas nas próximas semanas. Agora a pergunta que não quer calar: o que leva um sujeito  desse a fazer uma presepada dessas, hein? 

Audiência do transporte coletivo
A Câmara de Vereadores de Campo Mourão realiza na próxima terça-feira, a partir das 19h30, audiência pública para discutir a proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município que amplia a gratuidade no transporte coletivo para a terceira idade. A proposta eleva de um salário mínimo para um salário mínimo e meio a renda exigida dos contemplados com o benefício da gratuidade no transporte coletivo para maiores de 60 anos. O encontro será no auditório da Casa da Cultura, após a sessão ordinária do Legislativo.

Dito e Escrito

O traçado por Campo Mourão é o mais adequado porque está mais perto da Argentina, o que interessa à integração logística do Mercosul.

José Eduardo Castello Branco, presidente da Valec-Engenharia, Construções e Ferrovias S.A., ao afirmar que o traçado do trecho sul da Ferrovia Norte-Sul passará por Campo Mourão.