Samu
Prefeitos da região participaram ontem de manhã, da 1º Assembleia Geral do Noroeste do Paraná. O encontro foi para discutir a implantação e operacionalização do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) na região. A assembleia foi realizada em Umuarama. O serviço, aliás, já era para estar funcionando na região desde março do ano passado, mas até agora nada, viu? Na região, seis municípios receberam em 2011 ambulâncias do Samu: Barbosa Ferraz, Campo Mourão (duas ambulâncias), Goioerê, Iretama, Terra Boa e Ubiratã.
Cras em Ubiratã
E quem está feliz da vida é o prefeito de Ubiratã Fábio D’Alécio (PPS). É que a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, esteve no município na segunda-feira onde entregou a terceira unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) para a cidade. O novo Cras atenderá a quatro mil famílias em situação de vulnerabilidade social em Ubiratã, entre outras localidades do município.
Família Paranaense
Na ocasião, Fernanda informou que pelo menos mais quatro cidades da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), serão atendidos na primeira fase do Família Paranaense. Os municípios são: Altamira do Paraná, Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa e Fênix. Ô maravilha, hein?
Super creche x estádio
Fim do impasse para a construção da super creche em Roncador. Após alguns moradores paralisarem a obra por duas vezes, porque o prefeito Aguinaldo Luis Chichetti (PSB), queria desativar o estádio municipal Augusto Becher, os trabalhos foram retomados novamente na sexta-feira. A informação é do arquiteto da prefeitura, Josué Mariot.
Projeto alterado
E olha que a construção dessa super creche rendeu foi muita dor de cabeça a Chichetti. Para dar continuidade a obra, o prefeito alterou o projeto. As mudanças foram aprovadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Chichetti explicou que optou por desativar o estádio porque não tinha outro lugar para a construção. A creche terá 2,8 mil metros quadrados e vagas para 250 crianças de 0 a seis anos de idade. O investimento é de cerca de 1,5 milhão. Mas que beleza.
Estádio x Fórum
E por falar em estádio, a Câmara de Vereadores de Engenheiro Beltrão, aprovou na segunda-feira, em segunda votação, o projeto que prevê a doação de um terreno que pertence ao estádio municipal João Cavalcante de Menezes para a construção de um Fórum eleitoral na cidade. O projeto foi aprovado por cinco votos a três.
Polêmica
O assunto, aliás, já rendeu muita polêmica no município. O presidente da Associação Esportiva Recreativa Engenheiro Beltrão (Aereb), Luiz Linhares, denunciou recentemente o caso ao Ministério Público (MP) com o intuito de impedir a doação. Ele alegou que a área, de 1.557 metros quadrados, pertence ao campo esportivo e é reservada para estacionamento dos torcedores. O promotor da comarca de Engenheiro Beltrão, José Pereira Pio de Abreu Neto, chegou a enviar à Câmara um ofício recomendando a não doação do terreno por se tratar de ano eleitoral. No entanto, os vereadores nem tchum.
Crime eleitoral
Para encerrar o assunto, o presidente da Aereb deve entrar na justiça eleitoral com denúncia de crime eleitoral contra os vereadores que aprovaram o projeto e o prefeito, Elias Lima (PSD). Linhares alega que segundo a lei 9.504/1997, este tipo de procedimento é proibido e não há exceção a regra. O departamento jurídico da Aereb já tem em mãos toda documentação suficiente para efetuar a ‘Noticia-Crime’ junto ao Juiz Eleitoral da Comarca, diz nota publicada no site da Aereb. Agora cá entre nós, tanta briga assim por um estádio quem nem funcionando está.
Dito e escrito…
Cada prefeito está fazendo sua parte. É a responsabilidade e a saúde de toda a região em um projeto que prevê o salvamento de vidas.
Nelson Tureck (PSD), prefeito de Campo Mourão, ao comentar sobre a implantação do Serviço de Urgência e Emergência (Samu), durante assembleia, ontem, em Umuarama.