Suplentes tomam posse em Juranda após afastamento de vereadores

Após o afastamento por 180 dias dos vereadores de Juranda, José Theodoro Alves Neto (PTB), Nelson Richard Pinto (PSL) e Pedro Gonçalves (PMDB), a Câmara municipal empossa nesta terça os suplentes que vão ocupar a cadeiras deixadas pelo parlamentares. Tomarão posse Remi Waldemar Welz (PSDB), Cristiana Aparecida Locatelli Escobar (PSB) e Mariano Mazur (PPS). A sessão será às 19 horas. Até então a Câmara que tinha 9 vereadores, vinha votando os projetos do município há mais de 15 dias com apenas seis parlamentares.

Proibidos de frequentar a Câmara

José Theodoro Alves Neto, Nelson Richard Pinto e Pedro Gonçalves foram proibidos pela Justiça a frequentar a Câmara da cidade após serem presos recentemente por tentativa de extorsão à ex-prefeita de Juranda, Leila Amadei (PSC). Ele queriam dinheiro para aprovar as contas da ex-gestora de 2009 que serão votadas nos próximos dias pelo Legislativo.  O trio foi solto sob pagamento de fiança no valor de R$ 25 mil cada, ironicamente a quantia que iam receber adiantado da ex-prefeita cada um. A Câmara  criou uma Comissão Processante que decidirá o futuro político dos envolvidos. Que prejú, hein!

No limite

O sinal vermelho ascendeu para gastos com funcionários na prefeitura de Nova Tebas. É que o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) emitiu esta semana comunicada de alerta para excesso de gastos com folha de pagamento à prefeita do município, Heloisa Ivaszek Jensen (PRTB). Segundo o TCE a prefeitura está extrapolando os 95% do limite de despesa com pessoal.  A Lei de Responsabilidade Fiscal preconiza que os gastos com folha não podem exceder 54% do orçamento. É a nona prefeitura da região a receber o alerta do TC. Muita calma nessa hora…

Férias

A partir e hoje a Coluna Política & Ação deixará de ser publicada por um período de 30 dias. Este que vos escreve está saindo de férias. Nosso retorno com a publicação normal da coluna ocorre a partir de janeiro do próximo ano. Portanto, um feliz fim de ano a todos!

Dito e Escrito

Com a Cohapar esta questão já está encerrada. A nossa posição continua sendo a de que a prefeitura deveria ter refeito o sorteio.

Nelson Cordeiro Justus, diretor de Regularização Fundiária e Relações com a Comunidade da Cohapar, ao reafirmar, na sexta-feira, à TRIBUNA, que a prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay (PR), deveria ter feito um novo sorteio das moradias do Conjunto Fortunado Perdoncini em março.