Tauillo diz que espera bom senso de Regina para transição
O prefeito eleito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (PPS), parece estar confiante que a atual prefeita autorize a entrada de sua equipe de transição na prefeitura para levantar a situação financeira do município, mesmo com a demora da gestora em se manifestar sobre o assunto. Eu acho que o bom senso dela vai prevalecer, liberando a transição sim, afirmou ele à Coluna ontem. Caso Regina não autorize os trabalhos, o plano b será indicar um secretário para buscar informações junto ao atual secretariado. Se ela não liberar a transição vamos começar o ano com mais dificuldade de iniciar a administração, preocupou-se.
Secretariado indefinido
Apesar de Tauillo afirmar na última semana à TRIBUNA que deveria anunciar ontem pelo menos três secretários que vão compor sua equipe de administração, o anúncio deverá ser feito somente amanhã. A expectativa é que sejam divulgados de quatro a cinco nomes. Fiz convites hoje [ontem] para uns quatro e ficaram de me dar resposta até amanhã [hoje]. Eu acho que quarta-feira iremos anunciar entre quatro a cinco nomes, adiantou o novo prefeito. Suspense total!
TCE emite alerta para mais duas prefeituras da região
Mais dois prefeitos da região receberam alerta do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) por excesso de gastos com pessoal. São eles: Carlos Caxão (PDT), de Corumbataí do Sul, e Luiz Antonio Volpato (PMDB), de Moreira Sales. O primeiro foi notificado pelo TCE e tem o prazo de 15 dias para manifestação. Já o segundo, segundo TCE, extrapolou o gasto com pessoal em 95% do limite máximo permitido. A situação é referente ao período de apuração encerrado em 30/06/2016. Não está fácil pra ninguém.
Prudência com os gastos públicos
Falando em gastos públicos, o presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), Claudio Gotardo (PSDB), prefeito de Boa Esperança, pede aos gestores municipais prudência com as despesas, principalmente neste fim de ano. Nós temos que seguir o que manda a Lei de Responsabilidade Fiscal, que não permite que gastos superem a arrecadação e não permite que deixe restos a pagar para a próxima administração, alertou. Gotardo afirmou que os prefeitos devem ter em mente este foco, não ultrapassando o limite prudencial com folha de pagamento, e não fazer despesas que não possam ser quitadas até 31 de dezembro sob pena de responder por isso. Fica a dica.
Missão oficial
O deputado federal Rubens Bueno (PPS) vai acompanhar de perto o processo eleitoral que definirá quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. Disputam o cargo o empresário Donald Trump (Republicano) e a ex-secretária de Estado, Hillary Clinton (Democrata). Bueno seguiu em missão oficial para Washington a convite da Fundação Internacional de Sistemas Eleitorais (IFES, na sigla em inglês). O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, também faz parte da comitiva. Entre os eventos programados estão previstas palestras com especialistas em direito eleitoral, professores de universidades americanas e representantes da agência que regula as eleições federais nos Estados Unidos. A Eleição americana será nesta terça-feira (8).
Dito e Escrito
Pela experiência que temos não adotamos esta medida faz muito tempo.
Claudio Gotardo (PSDB), prefeito de Boa Esperança, ao comentar, ontem, à TRIBUNA, que o meio expediente adotado por prefeituras da região não gera economia alguma.