TCE recebe recurso de Tureck

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) recebeu nesta semana recurso de revisão do ex-prefeito de Campo Mourão Nelson Tureck (PEN), sobre uma obra paralisada na cidade, na sua gestão. Trata-se da construção da Central de Comercialização da Agricultura Orgânica Familiar do município, abandonada após concluída a fase de fundações. O Tribunal constatou indícios de irregularidades na execução da determinando a Tureck a devolução de R$ 159,1 mil aos cofres da prefeitura. O ex-prefeito recebeu também multa de 10% do total da restituição. Os valores deverão ser corrigidos monetariamente desde 2006. Tureck recorreu alegando que a empresa abandou a obra porque o município negou aditivos para a construção. O ex-prefeito negou danos ao erário. O que foi feito da obras está lá, é só o Tribunal vir verificar, falou ele em recente entrevista à TRIBUNA.

Advertido

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP), recebeu uma advertência da comissão de ética da Presidência da República, pela violação da ética pública durante a campanha eleitoral de 2016. Segundo apurou a comissão, o ministro fez promessas em eventos de candidatos a prefeito no Paraná e participou de campanha eleitoral em dias de agenda oficial. Entre as promessas feitas no período, teve uma para município aqui da região, foi para Peabiru. Ele prometeu trazer mais recursos para a cidade. Considerando que Barros poderia até ser exonerado do cargo, pose se dizer que ele ainda saiu no lucro. Agora cá pra nós, se aproveitar de cargo público para fazer campanha política. Que feio!

Biometria

Eleitores de Juranda e Ubiratã já podem iniciar o cadastramento biométrico nos municípios. O cadastro está sendo feito no Fórum Eleitoral de Ubiratã, das 12 às 19 horas. Em Juranda cerca de 6.128 pessoas deverão fazer a revisão  e 17.379 em Ubiratã. O cadastramento será feito até o início de maior e visa maior segurança no processo eleitoral. O cadastramento é obrigatório, os eleitores precisam levar documentos e comprovante de endereço. Na Comcam, a Justiça Eleitoral da Comarca de Iretama, que abrange Roncador também iniciou o procedimento no começo deste ano. Já fizeram o cadastro eleitores dos municípios de Altamira do Paraná; Campina da Lagoa; Campo Mourão; Farol; Janiópolis; Juranda; e Nova Cantu.

Empossado

O deputado federal Rubens Bueno (PPS), tomou posse nessa segunda-feira durante a 75ª sessão plenária do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu, no Uruguai, como membro titular da delegação brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul). O Parlamento foi criado em 2005, o órgão, que não é dotado de capacidades legislativas, integra a estrutura institucional do bloco em substituição à Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul (CPC). Sua função é legislar sobre matéria de interesse comum à integração regional. Atualmente, o Brasil é representado no Parlamento por 37 parlamentares, entre eles Bueno.

Comissão

A Câmara municipal de Peabiru criou uma Comissão Especial (CE) para verificar os processos de novos loteamentos no município. A comissão vai analisar loteamentos já implantados e os que estão fase de implantação. O objetivo é verificar se os empreendimentos seguiram a legislação do município. Compõem a CE os vereadores Alaerte Rodrigues dos Santos (PMDB); Rosana Pante de Bitencourt (PP); e Frederico Freitag (PP). 

Dito e Escrito

A gente dorme pensando no serviço que vamos fazer no outro dia.

Luiz Carlos Rubia Malavazi, secretário de Obras de Campo Mourão, ao falar dos trabalhos de recuperação da malha asfáltica do município.