Tureck é absolvido no caso Itaú

A Justiça tarda, mas não falha. A afirmação foi feita ontem à Coluna pelo ex-prefeito de Campo Mourão Nelson Tureck (PEN), ao comentar sua absolvição em processo envolvendo a venda das contas-salários dos servidores públicos municipais ao Itaú. O curioso é que a decisão, proferida pelo juiz Fabrício Voltaré saiu só 11 anos após o processo instaurado pelo Ministério Público Estadual, em 2005, primeiro mandato do ex-prefeito. Tureck informou que na época o banco pagou R$ 1,4 milhão para ter exclusividade nas contas salários dos servidores, mas como não houve licitação, o MP ajuizou ação contra ele.

O município só ganhou, diz Tureck

O ex-prefeito falou que a venda das contas-salários dos servidores públicos municipais ao Itaú só gerou economia ao erário e ainda trouxe lucro para Campo Mourão. Ele disse como dinheiro, por exemplo, conseguiu construir escolas no município e fazer a compra do terreno doado para instalação da Frangobras. Quase fui penalizado porque gerei economia e dei lucro para Campo Mourão. Uma barbaridade um negócio desses, criticou. Em seu despacho, o próprio juiz alegou que não houve provas de que a venda tenha causado prejuízo ao erário. Ao contrário, os depoimentos analisados indicam que o município foi beneficiado com a proposta do Banco Itaú (…), argumentou.

Denúncia contra presidente de Câmara é arquivada

A Câmara Municipal de Roncador arquivou na sexta-feira, por 7 votos a 1, denúncia contra o presidente da casa, o vereador Esmael Veloso dos Santos (PROS). A denúncia tinha sido protocolada na última terça-feira por um morador da cidade. Esmael foi acusado de ter facilitado para o vereador Ivo Kuchla, ao não o afastar do cargo no ano passado, após sua prisão e de contratar uma rádio para gravar as sessões da Câmara sem licitação. Os vereadores entenderam que as acusações eram de cunho pessoal e arquivaram, comentou. Ele justificou que não afastou Kuchla na época porque não foi notificado pela Justiça. Sobre a contratação sem licitação, ele disse que como o valor era baixo, não havia necessidade de processo licitatório. O processo foi feito dentro da legalidade, comentou.

Eleições 2016

O encontro regional realizado em Campo Mourão no sábado de manhã pelo presidente do PSD no município, deputado estadual Marcio Nunes, reuniu representantes de pelo menos dez partidos políticos. O evento foi para discutir as eleições municipais deste ano. Na ocasião, Nunes pediu consenso entre as siglas partidárias para definir um candidato único à prefeitura de Campo Mourão do grupo nestas Eleições. O evento reuniu os seguintes partidos: PDT, PSDB, PSD, PHS, PP, PSB, PV, PT do B, PTB, e PSC.

Dito e Escrito

A decisão da Justiça, mesmo que liminar, requer que o nosso julgamento seja imparcial e tenha uma condução puramente técnica.

Bento Batista (PSDB), prefeito de Juranda, ao comentar decisão da Justiça que afastou o presidente e relator de Comissão Processante contra ele.