Vereador renuncia mandato e recebe homenagem
O clique é de segunda-feira, na Câmara de Vereadores de Mamborê durante despedida do vereador Dirlei Martins Pereira (PP), que renunciou ao mandato por problemas de saúde. Na ocasião, prefeito do município, Nei Calori (PPS), prestou homenagem ao vereador e fez a entrega de uma placa a ele. Pereira foi vereador por três mandatos consecutivos e presidente da Câmara por duas vezes. Ele passou recentemente por uma cirurgia para implantação de um marcapasso no coração e deixa a política após recomendação médica. Foto: Vilson Olipa/TR Notícias
Câmara consulta TRE para posse de suplente
A posse do suplente para assumir o lugar de Dirlei vai depender de resposta do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). É que o primeiro suplente de vereador dele, Osvaldo de Oliveira mudou de partido no período de abertura da “janela partidária”, recentemente. Ele foi eleito como primeiro suplente com 166 votos pelo PR. Para vereador, o período permite a mudança de partido sem perda de mandato, mas a Câmara quer saber se a regra vale também para suplentes. Caso o TRE entenda o contrário, é a 2ª suplente, Loreni Gerstner Baggio (PP), quem assumirá a vaga deixada por Dirlei. Ela recebeu 163 votos nas Eleições.
Ex-prefeito recorre pela 3ª vez de decisão do TCE
Após ter dois recursos negados, o ex-prefeito de Fênix, Altair Molina Serrano (PMDB), entrou pela terceira vez no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) com embargos de declaração na tentativa de reverter decisão do Tribunal que reprovou as contas dele referentes ao exercício de 2012. Entre as irregularidades, o TCE apontou resultado financeiro deficitário das fontes não vinculadas, no percentual de 27,21%; divergência de valores do ativo e passivo permanente do balanço patrimonial encontrado no SIMAM e os encaminhados pela contabilidade do município; acréscimo do saldo da conta contábil; falta de repasse da contribuição dos servidores ao INSS; e déficit das obrigações financeiras frente às disponibilidades. Recentemente, o ex-prefeito foi incluso na lista de ex-gestores do TCE com contas julgadas irregulares, cujos processos já tiveram todo o seu trâmite.
Bueno defende projeto de lei contra corrupção
O deputado federal, Rubens Bueno (PPS), participou na manhã de ontem da Comissão Geral da Câmara dos Deputados para tratar sobre o Projeto de Lei que estabelece dez medidas contra a corrupção. Para o parlamentar o projeto é resultado do esforço conjunto do Ministério Público Federal e sociedade civil para vencer a impunidade e tornar a corrupção conduta de altíssimo risco. O parlamentar lembrou que estudos internacionais sobre corrupção e a percepção que as sociedades têm da conduta dos seus servidores públicos e políticos colocou o Brasil na posição 75 entre 175 países, o que segundo ele, é vergonhoso para o País. Durante a sessão, o deputado conversou também com procurador do MPF, Deltan Dallagnol sobre o trabalho da Operação Lava Jato e projetos do Ministério Público Federal.
Dito e Escrito
Foi uma decisão difícil. É um sonho que deixo de realizar.
Julielton dos Passos Rodrigues (PP), vereador de Barbosa Ferraz, ao comentar, ontem, à TRIBUNA, sua desistência a pré-candidatura a prefeito do município. Ele não concorrerá também à reeleição de vereador.