Vereadores “afrouxam” Lei da “Ficha Limpa” em Iretama
A Câmara de Vereadores de Iretama aprovou por unanimidade nesta semana alteração na Lei da Ficha Limpa no município. A mudança, que não agradou boa parte da população, na prática enfraqueceu a lei. Pelo projeto de lei, aprovado em dezembro de 2011, era proibida a nomeação ou designação para cargos ou empregos de direção, chefia e assessoramento, na administração direta e indireta dos poderes no Executivo e Legislativo do município de pessoas consideradas fichas sujas, ou seja, aqueles com algum ato ou conduta ilícita perante a legislação. Mas agora com a alteração do projeto, apenas serão proibidos de ocupar cargos públicos no município aquele que tiver as contas reprovadas pela Câmara da cidade. Ou seja, o cidadão pode até ser ficha suja, mas se não tiver as contas reprovadas pelo Legislativo, está apto a ocupar cargo público na cidade. Coisas da política…
Retaliação pode vir nas urnas
A alteração do projeto de lei foi votada em duas sessões. O primeiro turno foi há 15 dias, o segundo na quinta-feira de manhã. A decisão que fez a alteração, claro, só poderia ter o enfrentamento de moradores. Durante a sessão, que durou apenas cerca de 10 minutos, teve vereador que bateu boca com algumas pessoas que acompanhavam a sessão. Desgaste, porém, desnecessário, já que o projeto já tinha sido alterado. Em meio a isso tudo, estes mesmos vereadores que afrouxaram a lei, deveriam pensar que ano que vem tem eleições e que a retaliação pode vir nas urnas. Fica a reflexão.
Retorno
Após conseguir liminar favorável do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), para retornar ao cargo em Roncador, o vereador Jair Lemos (PROS), foi notificado nesta semana pelo presidente do Legislativo, Esmael Veloso (PROS) de sua reintegração ao cargo. Ele deve ser reempossado na próxima sessão ordinária, marcada para o dia 14 de setembro. Lemos havia sido cassado por 7 votos a 1 no final de junho, por quebra de decoro parlamentar.
Eleições 2016
O clique é do encontro estadual do PSC realizado em Curitiba. Durante o evento foi feito o encerramento da primeira etapa de filiações de pré-candidatos a prefeitos do partido, que teve filiações de pelo menos 26 pré-candidatos, incluindo gente da região. Na foto, o vereador de Peabiru, Toninho da Ambulância, presidente do PSC do município, Claudinho Cruz, presidente do PSC de Rancho Alegre D’Oeste e o ex-vereador Betinho Lima, que presidente o PSC de Goioerê, com o presidente estadual do PSC, Ratinho Junior, secretário do Desenvolvimento Urbano (SEDU) do Paraná. Durante o encontro, Betinho oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Goioerê. Já Toninho da Ambulância, é indicado para compor uma cabeça de chapa à prefeitura de Peabiru como vice. Em Rancho Alegre do Oeste o partido deverá também indicar nome para disputar a prefeitura no próximo ano. E que venham as Eleições…
Dito e Escrito
Hoje me sinto mais preparada para uma eleição.
Professora Nair Marques de Souza Literoni (PSD), ao comentar, à TRIBUNA, sobre sua pré-candidatura à prefeitura nas próximas Eleições.