No mundo digital, qual a relevância do Papel Timbrado para sua empresa?
O papel timbrado se trata de um papel de carta para negócios onde constam informações importantes da sua empresa, como logomarca e dados de contato. Ele tem bastante relevância em estratégias de marketing offline.
E também tem sua importância no mundo virtual, reforçando a credibilidade da sua marca como negócio digital. É o que afirma Dênis Costa, que dirige a Sollide Logo por mais de 13 anos, sendo especialista na criação de logotipo para PME.
O especialista afirma que, como ainda são enviados documentos pelo meio digital, a empresa tem duas opções: enviar um texto sem identidade para um cliente ou parceiro ou entregar um documento timbrado personalizado.
– Basicamente, o papel timbrado assume o mesmo papel que tem no meio offline, que é o de transmitir a credibilidade do negócio. Isso gera confiança no outro lado para fechar um negócio ou pelo menos iniciar uma negociação.
O papel timbrado garante a autenticidade e procedência do documento enviado. Porém, é necessário que ele seja bem produzido para isso – veja como agora!
Qual é a importância do papel timbrado para a autoridade digital?
Quando se envia uma proposta comercial para o cliente por e-mail, a primeira coisa que ele faz é identificar o remetente. Se no documento não constar timbre, logo ou qualquer identificação, qual é a chance de o cliente aceitar a proposta comercial?
Aí está a importância do papel timbrado para a empresa: ele atua como uma ferramenta de autenticidade e procedência no meio virtual. Além disso, auxilia na criação da autoridade digital, pois é mais um elemento que reforça a identidade visual.
O que costuma estar presente no papel timbrado?
- Logotipo/logomarca;
- Nome da empresa;
- Telefone e e-mail para contato;
- Cores da marca;
- Fonte padrão da sua identidade visual.
Outras informações podem ser inseridas, como os perfis das redes sociais, endereço do website e até o slogan.
Quando o documento timbrado pode ser utilizado no negócio digital?
O papel timbrado é utilizado no meio digital para enviar documentos aos clientes, fornecedores e parceiros. Ele transmite mais confiança para as informações escritas no documento, que pode ser:
- Orçamento;
- Contrato;
- Fatura;
- Relatório;
- Carta;
- Arquivos em geral.
Qual é o tamanho do papel timbrado?
O tamanho do papel timbrado deve ser de 21,0 x 29,7 cm, ou seja, um formato A4 no meio digital. Se trata de um formato padrão, que permite a impressão offset em folha de gramatura 75g, caso o cliente ou parceiro busque imprimir.
No acabamento, é comum que a logo (e outras informações) seja colocada na parte inferior do papel. Contudo, pode ser colocada no topo também. Quanto às cores, é interessante que seja adotado um esquema colorido que reforce a identidade visual.
Conclusão
O papel timbrado é um documento importante para a imagem da empresa de três formas:
- Impulsionando o interesse do cliente;
- Gerando autoridade digital;
- Reforçando a autenticidade.