No mundo digital, qual a relevância do Papel Timbrado para sua empresa?

O papel timbrado se trata de um papel de carta para negócios onde constam informações importantes da sua empresa, como logomarca e dados de contato. Ele tem bastante relevância em estratégias de marketing offline.

E também tem sua importância no mundo virtual, reforçando a credibilidade da sua marca como negócio digital. É o que afirma Dênis Costa, que dirige a Sollide Logo por mais de 13 anos, sendo especialista na criação de logotipo para PME.

O especialista afirma que, como ainda são enviados documentos pelo meio digital, a empresa tem duas opções: enviar um texto sem identidade para um cliente ou parceiro ou entregar um documento timbrado personalizado.

– Basicamente, o papel timbrado assume o mesmo papel que tem no meio offline, que é o de transmitir a credibilidade do negócio. Isso gera confiança no outro lado para fechar um negócio ou pelo menos iniciar uma negociação.

O papel timbrado garante a autenticidade e procedência do documento enviado. Porém, é necessário que ele seja bem produzido para isso – veja como agora!

Qual é a importância do papel timbrado para a autoridade digital?

Quando se envia uma proposta comercial para o cliente por e-mail, a primeira coisa que ele faz é identificar o remetente. Se no documento não constar timbre, logo ou qualquer identificação, qual é a chance de o cliente aceitar a proposta comercial?

Aí está a importância do papel timbrado para a empresa: ele atua como uma ferramenta de autenticidade e procedência no meio virtual. Além disso, auxilia na criação da autoridade digital, pois é mais um elemento que reforça a identidade visual.

O que costuma estar presente no papel timbrado?

  • Logotipo/logomarca;
  • Nome da empresa;
  • Telefone e e-mail para contato;
  • Cores da marca;
  • Fonte padrão da sua identidade visual.

Outras informações podem ser inseridas, como os perfis das redes sociais, endereço do website e até o slogan.

Quando o documento timbrado pode ser utilizado no negócio digital?

O papel timbrado é utilizado no meio digital para enviar documentos aos clientes, fornecedores e parceiros. Ele transmite mais confiança para as informações escritas no documento, que pode ser:

  • Orçamento;
  • Contrato;
  • Fatura;
  • Relatório;
  • Carta;
  • Arquivos em geral.

Qual é o tamanho do papel timbrado?

O tamanho do papel timbrado deve ser de 21,0 x 29,7 cm, ou seja, um formato A4 no meio digital. Se trata de um formato padrão, que permite a impressão offset em folha de gramatura 75g, caso o cliente ou parceiro busque imprimir.

No acabamento, é comum que a logo (e outras informações) seja colocada na parte inferior do papel. Contudo, pode ser colocada no topo também. Quanto às cores, é interessante que seja adotado um esquema colorido que reforce a identidade visual.

Conclusão

O papel timbrado é um documento importante para a imagem da empresa de três formas:

  • Impulsionando o interesse do cliente;
  • Gerando autoridade digital;
  • Reforçando a autenticidade.