O que deve ser considerado na hora de comprar carros usados
Nem todo mundo tem experiência na compra de um carro e, por causa disso, mais de uma pessoa deve ter tido uma grande dor de cabeça. Acontece que é difícil encontrar o carro apropriado e mais difícil ainda ter a certeza de estar fazendo uma boa aquisição e não ter medo de errar.
Procurar e encontrar carros usados que estejam em ótimo estado sem medo deles causarem graves problemas no futuro, é difícil. É quando aparecem as dúvidas e um monte de perguntas como: onde comprar? Numa agência? Comprar direto ao dono? Como checar os documentos? Qual é o modelo adequado para mim?
É claro que todo mundo gosta de ter a possibilidade de comprar um carro novo, mas a verdade é que os carros usados para venda proporcionam uma oportunidade mais próxima para o orçamento atual da maioria das pessoas. Um carro que já tenha alguns quilômetros rodados vai ter sempre um valor mais em conta em relação a um 0 km.
O que fazer em primeiro lugar
Uma vez decidida a compra de algum dos carros usados que existem no mercado automotivo, a primeira coisa a fazer é pesquisar, procurar e tirar todas as suas dúvidas. Se você tiver em mente algum modelo que almeja há muito tempo, não hesite em perguntar tudo o que lhe vier à cabeça.
Ter toda a informação possível do carro dos seus sonhos será sempre um ponto a favor na hora de ter que fazer uma negociação. Conhecendo os pontos fortes e os fracos do modelo escolhido, você poderá fazer perguntas diretas ao vendedor para poder obter, desse modo, as respostas necessárias para tomar a decisão final.
Todo esclarecimento feito durante a pesquisa e a procura do carro desejado, será sempre um fator fundamental para poder finalmente comprar o carro certo e não ter dor de cabeça posteriormente à compra.
Ou seja, você pode estar desejando um determinado modelo de uma determinada marca porque sempre quis esse carro ou porque se apaixonou quando o viu pessoalmente. Muito bem, mas jamais deverá fechar negócio sem antes esclarecer todas as dúvidas, verificar os prós e os contras desse modelo e, para isso, não deve surgir nenhum medo na hora de querer saber mais.
Algumas recomendações importantes
– Tanto seja que você tenha escolhido entrar em contato direto com o dono do carro à venda ou tenha decidido fazer o contato com uma agência, saiba que sempre tentarão convencer você de estar fazendo ‘a compra do século’. Preste muita atenção e não se apresse em fechar negocio.
– Conheça o carro que pretende comprar de dia, nunca ao por do sol ou à noite. A luz do dia é ideal para descobrir qualquer defeito que o carro possa ter, como um simples arranhão ou um pequeno amassado. A luz artificial colabora –e muito– para esconder os defeitos.
– Jamais faça a compra de um carro usado sem antes conhecê-lo pessoalmente. Todas as imagens que aparecerem na internet podem ser maravilhosas, fantásticas, mas você nunca saberá se são atuais, se correspondem mesmo ao carro que está à venda ou se foram ‘trabalhadas’ em Photoshop. Verifique pessoalmente.
– Em caso de ter entrado em contato diretamente com o dono, procure sempre conhecê-lo em um local público, onde sempre há pessoas circulando. Hoje em dia a segurança deve estar sempre em primeiro lugar. Jamais se esqueça disso.
– Seja qual for a sua decisão de compra (direto com o proprietário ou numa agência) vá visitar o carro com uma pessoa de confiança que entenda de carros; se for possível, um mecânico de confiança. Só uma pessoa que entenda muito de carros saberá descobrir qualquer problema no carro, verificar os detalhes importantes e lhe dar certeza de estar fazendo uma boa compra… ou lhe aconselhar a desistir.
– A documentação é fundamental e, para isso, existe o Detran, onde você poderá checar se o carro tem multas sem pagar, se teve algum acidente importante, se alguma vez foi roubado e recuperado, enfim, poderá conseguir uma espécie de RX do histórico do carro. Solicitar o manual também é muito importante, pois é lá onde são anotadas as revisões, a quilometragem rodada até o momento de cada revisão, se houve alguma troca de uma peça… O manual seria o RNE do veículo!