Atletas do Projeto Semeando Campeões são medalhistas em competição estadual

Quatro atletas de jiu-jitsu e três de wrestling do Projeto Social Semeando Campeões (PSC), de Campo Mourão, foram medalhistas na IV edição do Paraná Combate. Juntos, eles conquistaram três ouros, uma prata e três bronzes. A competição, considerada uma das mais importantes de artes marciais do estado, aconteceu no último final de semana, no município paranaense de Pato Branco.

O técnico de ambas as modalidades do projeto, Ricardo Batista, celebrou as vitórias. No jiu-jitsu, o PSC teve 12 inscritos nas duas categorias – juvenil (1) e adulto (11). Já no wrestling, o projeto, em parceria com o Dojo Uchoa e a Gracie Barra Campo Mourão, levou seis atletas também em ambas – juvenil (2) e adulto (4).

Batista lamentou o fato de seis lutadores não poderem participar do combate, devido a problemas de saúde e questões de peso. “Certamente poderia ter rendido mais medalhas”, disse.

O técnico aproveitou para destacar o apoio que o projeto social recebe apoio dos professores Daniel Ramos, Dionata Benedito e do Sensei Fábio Uchoa, o que, conforme considerou, foi fundamental para os bons resultados dos participantes do Semeando Campeões na competição.

Rodrigo parabenizou, além dos medalhistas, os competidores Diego Antônio de Oliveira Ribeiro e Juliano de Paula Vidal, que também ficaram bem colocados, em 4ª posição, no Jiu-Jitsu, em suas respectivas categorias, e Matheus Felipe Teodoro e Leonardo Paloco Lourenço de Souza, que alcançaram o 4º lugar no wrestling, no estilo livre.

Medalhistas

Jiu-jitsu – prata
* Ana Júlia Escoriça Pires Babugia – faixa branca

Jiu-jitsu – bronze
* Antônio Moraes Júnior – faixa marrom
* Heloísa Garaluz Batista – faixa azul
* João Paulo Costa – faixa azul

Wrestling – ouro
* Ricardo Maciel Batista Filho (estilo livre)
* Daniel de Mendes Faustino (estilo livre e greco-romano)

Wrestling

De acordo com o Ministério da Defesa, as lutas de wrestling são feitas entre dois adversários, que misturam força e destreza. O objetivo é controlar os movimentos do adversário, levando-o a encostar suas costas no chão.

O esporte é dividido entre as modalidades estilo livre (em que os lutadores usam os braços e as pernas e podem segurar os oponentes acima ou abaixo da cintura) e greco-romana (na qual os atletas usam apenas os braços e a parte superior do corpo para atacar, podendo apenas segurar essas mesmas partes de seus oponentes).

O wrestling começou a ser desenvolvido pelo PSC em junho deste ano. Apesar de pouco tempo, já conta com conquistas importantes. “Em julho, o projeto alcançou duas primeiras colocações nos Jogos Escolares e três nos Jogos Abertos de Combate do Paraná”, informou Batista.

O técnico acrescentou que essas vitórias são inéditas em Campo Mourão, pois foi a primeira que o município participou dessa modalidade nos jogos. Diante do destaque que esse esporte vem tendo no projeto e na representação da cidade, Batista também anunciou que, em parceria com a Fundação de Esportes (Fecam), o wrestling será introduzido nas escolas municipais.

Veja mais fotos: