Opinião: Neymar fora do restante da primeira fase e isso pode não ser tão ruim
O dia começou com a notícia de que os autores dos gols do Santos na Final da Libertadores de 2011, Neymar e Danilo, não jogarão o restante da fase de grupos, ambos lesionaram o tornozelo no jogo do Brasil contra a Sérvia. A lesão mais grave parece ter sido a de Neymar, mas a preocupação maior é com o Danilo, ou melhor, com que vai substitui-lo.
O reserva imediato da lateral-direita em teoria seria Daniel Alves, jogador mais contestado da convocação. Só que Tite talvez não tenha coragem de colocá-lo, aí Militão surge como a principal opção. Não seria uma total improvisação. Recém divorciado da influencer Karoline Lima, Militão joga por ali com certa frequência e tem um estilo que até se assemelha a de Danilo.
Para o lugar de Neymar há boas opções: Rodrygo pode fazer a mesma função ou pode entrar Fred como volante com Paquetá sendo adiantado. Dessa vez Tite parece ter se preparado para a ausência do menino Ney.
Óbvio que qualquer seleção sente a falta de um jogador como o Neymar, mas o meu eu do futuro mandou avisar que o Brasil jogará bem as próximas partidas e nas quartas-de-final o questionamento será se ele deve voltar como titular ou não.
Foi uma sexta-feira de jogos com pouca emoção – aliás, essa foi a tônica da primeira rodada da Copa do Mundo do Catar.
No início do dia, Gales e Irã ficaram no zero a zero quase até o final da balada, mas, na fila para pagar a conta, o Irã, mais atento, marcou o primeiro gol de fora da área desse mundial. Ganhou confiança e conseguiu fazer mais um antes que o árbitro encerrasse o jogo. Muita festa! Foi a terceira vitória iraniana na história das Copas. Na última rodada, basicamente, o Irã joga por um empate contra os EUA para se classificar. Se repetir 1998 e ganhar dos norte-americanos, pode até ficar em primeiro do grupo.
E seguindo acompanhando a crise política do Irã e a repercussão disso na seleção de futebol, destaca-se que hoje os jogadores cantaram o hino nacional. O jornalista Maziar Bahari, opositor do governo, é uma das fontes que garantem que os jogadores do Irã estão sob vigilância de agentes secretos no Catar, que acompanham todos os seus movimentos. Ele diz que há risco de prisão e fim de carreira precoce para quem se manifestar.
Voltando ao futebol, os EUA vão bem vivos também para a última rodada, basta ganhar do Irã para passar de fase. Isso porque hoje empataram sem gols com a Inglaterra, tendo jogado melhor os 90 minutos.
E quando jogam EUA contra Inglaterra é dia de escutar que nos EUA o nosso futebol se chama soccer e que football é o futebol americano, aquele esporte que o ex-marido da Gisele Bündchen é o melhor de todos os tempos. Mas o que pouca gente comenta, conforme o Ubiratan Leal explica em seu twitter, é que soccer foi um termo inventado pelos ingleses para diferenciar os dois tipos de “football”: o “rugby football” era o “rugger” e o “association football” era o “soccer” (uma redução de association). O termo foi exportado para os EUA e acabou pegando por lá para fazer referência ao esporte da bola redonda.
Pelo grupo A, Senegal passou tranquilamente pela seleção do Catar, 3 a 1. Muntari fez o primeiro gol em Copas do Mundo do Catar. A seleção do Catar não tem mais chance de se classificar, tornando-se a segunda seleção anfitriã a ser eliminada na primeira fase. Na última rodada desse grupo, Senegal enfrentará o Equador em uma disputa direta pela classificação.
Hoje, La Tri empatou com a Holanda em jogo que poderia muito bem ter ganhado. Enner Valência fez o seu terceiro gol nesse mundial e é o artilheiro da Copa do Mundo até agora. Novamente saiu machucado de campo, mas se espera que jogue a partida decisiva contra os Leões de Teranga.
A Holanda, ainda sem brilho, só precisa de um empate com o Catar para se classificar.
E nos jogos desse sábado, toda atenção do para o jogo da 16h00: Argentina e México se enfrentam mais uma vez em Copas do Mundo.
Os mexicanos jogarão de luto pela morte, aos 83 anos, do ator Hector Bonilha, famoso no Brasil por sua participação como ele mesmo em um episódio do Chaves.
Já Albiceleste joga para não voltar para a casa. O tropeço contra a Arábia Saudita na primeira rodada trouxe muita pressão para os argentinos, que devem ir com cinco alterações para esse segundo jogo. Uma derrota e Messi encerrará sua carreira sem títulos de Copa do Mundo. Um drama.
Arábia Saudita e Polônia disputam a outra partida do grupo. Os sauditas sonhando com uma vaga e com mais um feriado no país após o feito histórico contra a Argentina. A Polônia precisando ganhar para evitar mais uma decepção.
No Grupo B, França e Dinamarca fazem nesse sábado, às 12h00, um jogo com muitas expectativas. A ver se a França mantém o mesmo nível da goleada sobre a Austrália. Chance também para saber qual vai ser real o nível da Dinamarca depois de uma estreia decepcionante contra a Tunísia.
E para os fortes, Tunísia e Austrália às 07h00.
Lucas Fernando é de Ariquemes/RO. Como é santista, até os 17 anos os únicos títulos que tinha comemorado foram os da Seleção Brasileira de Futebol em 94 e 2002. Talvez isso justifique sua paixão por Copas do Mundo. A cada 4 anos para quase tudo para acompanhar os jogos, inclusive aquele Tunísia e Panamá pela última rodada do Grupo do G da Copa de 2018.