Opinião: Rrrrrrricharlison!!! Pombo faz os dois gols da vitória brasileira. Neymar vira dúvida para os próximos jogos

Desde 1970, quando ganhou da então Tchecoslováquia, no clássico jogo do “gol que o Pelé não fez”, o Brasil não estreava tão bem em Copas do Mundo. O primeiro tempo até foi difícil, mas, no segundo, os comandados de Tite deslancharam, especialmente Vini Jr e Richarlison.

Foram 45 minutos que credenciaram o Brasil como a melhor seleção dessa primeira rodada.

Richarlison aproveitou as oportunidades que teve e fez os dois gols da vitória brasileira, o segundo deve ser o gol mais bonito dessa Copa do Mundo. Um baita voleio giratório. Muito merecido, o cara mais gente boa da seleção (fez campanha pela vacina e doou cilindros de oxigênio durante a crise da pandemia em Manaus, por exemplo). Há 30 dias o pombo chegou a achar que não daria tempo de se recuperar de uma lesão sofrida na panturrilha. Mas se recuperou e se tornou o primeiro capixaba a fazer gol em mundiais.

Além disso, tirou o peso de não balançar as redes sendo centroavante do Brasil. Eram nove jogos sem que um camisa 9 da seleção brasileira fizesse um gol em Copa do Mundo (Fred fez no terceiro jogo da primeira fase em 2014 e Gabriel Jesus passou em branco em 2018).

Junto com bigode do goleiro do Alison, a atuação de Neymar também deixou a desejar. Novamente prendendo muito a bola acabou saindo de campo minutos após receber um carrinho. Neymar foi para os vestiários chorando e não deve enfrentar a Suíça pela segunda rodada, o que, incrivelmente, pode não ser ruim para seleção brasileira.

No outro jogo do grupo, um gesto que chamou atenção.

Nascido em Camarões, o atacante Embolo fez o gol da vitória da sua seleção no primeiro jogo desta quinta-feira. O detalhe é que sua seleção é a Suíça e sua vítima foi justamente o seu país de nascimento: Camarões. Nascido na capital camaronesa e criado na terra de Roger Federer, aos 18 recebeu a cidadania suíça. Embora tenha sido o carrasco do seu país de origem, ao marcar, mostrou todo seu respeito ao não comemorar o gol.

Embolo é um dos 137 jogadores dessa Copa do Mundo que não representam o país onde nasceram (830 jogadores foram convocados para o Catar).

Estreia segura da Suíça, como é caraterística dessa seleção.

Pelo grupo H, Uruguai e Coréia do Sul ficaram no zero a zero. Esperava-se mais da celeste, foi um jogo de pouquíssima criatividade. Triste dizer, mas Suarez talvez não tenha mais condição de ser titular em uma Copa do Mundo. Arrascaeta viu o jogo todo do banco e a única explicação possível para isso é sua questão física, por mais que ao fim do jogo o próprio jogador tenha dito que estava 100%. Pelo lado da Coréia do Sul, um empate aceitável. Uma vitória contra Gana na próxima rodada pode deixar a classificação bem próxima.

Cinco gols em cinco Copas do Mundo não é para qualquer um. Na verdade, é só para Cristiano Ronaldo. O gajo fez o dele de pênalti, o primeiro de Portugal, mas, no mais, pouco contribuiu com o time. André Ayew empatou. João Félix e Rafael Leão fizeram o segundo e o terceiro. Bukaria ainda diminuiu para os ganeses. Placar final de 3 a 2, construído todo na segunda metade do segundo tempo. Não foi um jogo animado como um Vira e tampouco emocionante como um Fado. Fernando Santos precisa fazer esse time jogar melhor e Rafael Leão tem que ser titular.

Nessa sexta-feira, a segunda rodada dos grupos A e B.

Gales x Irã, às 07h00
Catar x Senegal, às 10h00
Holanda x Equador, às 13h00
Inglaterra x EUA, às 16h00

Gales e Irã devem mostrar bastante diferença na execução dos hinos. Enquanto os galeses cantarão a plenos pulmões, os iranianos devem mais uma vez permanecer em silencio como forma de protesto pelos direitos das mulheres em seu país, afinal o momento que o Irã passa não combina com o verso do hino que diz “Sar zad az ofoq mehre xâvarân foruqe dideye haq bâvarân bahman, farre imâne mâst”. Gales vem de uma estreia sem muito destaque e o Irã joga para se redimir da goleada sofrida no primeiro jogo.

O Catar joga a sua oportunidade mais plausível de conseguir uma vitória em casa. Senegal perdeu para a Holanda na estreia, mas não foi um jogo ruim. Precisa finalizar melhor e torcer para que o goleiro Mendy consiga catar as bolas dessa vez.

O Equador tem a difícil missão de ganhar da Holanda em uma primeira fase de Copas do Mundo. Na história, a laranja mecânica só perdeu duas vezes nas fases de grupos: em 1978 para a Escócia e em 1994 para a Bélgica. Memphis Depay, que evita usar o sobrenome Depay após ser abandonado pelo seu pai na infância, deve ser titular nesse jogo.

E Inglaterra e EUA fecham a rodada de sexta-feira. Em 1950, os EUA com um time basicamente amador ganharam por 1 a 0 da Inglaterra, a melhor seleção do mundo na época, naquela que é considerada a maior zebra de todas as Copas do Mundo. Se os EUA ganharem amanhã, continuará sendo uma zebra, mas de menores proporção.

Lucas Fernando é de Ariquemes/RO. Como é santista, até os 17 anos os únicos títulos que tinha comemorado foram os da Seleção Brasileira de Futebol em 94 e 2002. Talvez isso justifique sua paixão por Copas do Mundo. A cada 4 anos para quase tudo para acompanhar os jogos, inclusive aquele Tunísia e Panamá pela última rodada do Grupo do G da Copa de 2018.